Publicado em: 26/02/2015 às 14:50hs
Os profissionais que tem formação técnica ou superior nas áreas de Ciências Agrárias podem se inscrever até domingo (1º) nas capacitações tecnológicas do portal de educação a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Ao total serão disponibilizadas 200 vagas para cada curso em três diferentes áreas: floricultura, silvicultura e heveicultura e dois cursos no programa de suinocultura.
Os programas de capacitações tecnológicas da EaD Senar são ideais para o profissional que deseja e precisa se atualizar mas, não tem como frequentar as aulas presenciais. De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a proposta do é disseminar técnicas que reduzam os custos e aumentem a produtividade. “Todos os cursos são gratuitos e a distância, o que facilita adaptação e comodidade para o participante que pode acessar as aulas quando for mais conveniente, cumprindo carga horária e respeitando o prazo de conclusão de cada curso”, observa.
O presidente do Conselho Administrativo do Senar/SC, José Zeferino Pedrozo, realça que o órgão tornou-se “uma grande escola que ultrapassa os limites da sala de aula porque vai ao encontro do aluno, no campo, levando formação profissional gratuita e de qualidade nas comunidades rurais, empresas e propriedades agropecuárias. Somos a escola de maior capilaridade no território catarinense porque estamos em todas as microrregiões”, expõe o presidente.
CURSOS
No programa de Heveicultura as ações estão voltadas a impulsionar o cultivo da seringueira e entender sobre as questões legais relacionadas a esta atividade. Para o setor, estão abertas matrículas nos cursos de sistemas de cultivo de seringueira e produção de látex, produção de mudas de seringueira e legislação, relações de trabalho e cooperativismo na heveicultura.
Na área de Silvicultura as capacitações dão ênfase para atividades ligadas ao cultivo de árvores, desde o manejo produtivo até a gestão de negócios florestais. Neste momento, são oferecidos os cursos de sistemas de cultivo na silvicultura e projetos florestais, produção de mudas e manejo produtivo na silvicultura e legislação, relações de trabalho e certificação e gestão do empreendimento florestal.
Os profissionais da área de Floricultura aprendem a produzir flores e plantas ornamentais e ampliam a visão sobre o mercado. Os interessados podem se matricular em sistemas produtivos e manejos culturais na floricultura, produção de flores de corte, flores de vaso e plantas ornamentais ou legislação, planejamento e o mercado de flores.
No programa de Suinocultura são estudados os aspectos gerais da suinocultura no Brasil e como produzir no setor. Estão disponíveis dois cursos: assuntos gerais na suinocultura e produção na suinocultura.
As matrículas podem ser feitas no portal http://ead.senar.org.br/cursos.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias