Capacitação

Seminário de Ensino da Medicina Veterinária chega a sua 20ª edição

Em novo formato, evento contará com palestrantes internacionais. Haverá transmissão pela internet


Publicado em: 28/08/2012 às 11:10hs

Seminário de Ensino da Medicina Veterinária chega a sua 20ª edição

Estão abertas as inscrições do XX Seminário Nacional de Ensino da Medicina Veterinária (SENEMEV). O evento, direcionado aos coordenadores, professores e estudantes da Medicina Veterinária, será realizado nos dias 8, 9 e 10 de outubro, em Brasília.

Organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o seminário terá a participação de palestrantes internacionais e será realizado em formato interativo. Ao final, será elaborado um documento com sugestões de ações e metodologias para implantação das Diretrizes Curriculares pelas IES.

“A diferença deste evento em comparação com seminários passados é que o relatório final poderá ser utilizado por todas as instituições de Ensino (IES). Haverá propostas válidas e informações importantes como subsídios para os projetos pedagógicos das IES”, explica o presidente da Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária (CNEMV) do CFMV, Rafael Mondadori. Todo o evento será transmitido ao vivo pelo site do CFMV com possibilidade de envio de perguntas em tempo real. Inscrições e todas as informações em www.cfmv.gov.br

Dinâmica - O evento será aberto pelo presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda. Em seguida, haverá a entrega do Prêmio Paulo Dacorso Filho, o principal reconhecimento da Medicina Veterinária no Brasil. Os palestrantes internacionais John Ron DeHaven e Jean-François Chary apresentarão os temas sobre as recomendações da OIE para os Médicos Veterinários e as expectativas de exigência para profissão.

O primeiro dia do evento será composto também pela mesa redonda sobre as “Diretrizes Curriculares da Medicina Veterinária” e “Conceitos importantes para a construção de estratégias de ensino-aprendizagem”, com a participação de Rafael Mondadori, da CNEMV, e Fabiana Alves de Souza dos Santos, da Menthor Consultoria.

O segundo dia será dedicado à construção de estratégias de ensino-aprendizagem das competências humanísticas nos cursos de Medicina Veterinária e à apresentação dos resultados de grupos de trabalho. Para fechar o evento, os participantes terão a oportunidade de acompanhar palestras sobre áreas em expansão na Medicina Veterinária como a “Responsabilidade Técnica em Biotérios de Criação e Experimentação” do especialista Carlos Alberto Muller, Coordenador de Biotérios e Biossegurança da FIOCRUZ/RJ; e “Habilidades e Competências do Médico Veterinário de animais selvagens”, ministrada por Rogério Ribas Lange, presidente da Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV. O evento terá encerramento com debate e plenária final.

Conheça os palestrantes internacionais:

- Jean-François Chary
Jean-François Chary é Médico Veterinário Inspetor-Geral do Ministério da Agricultura da França. Em 1977, tornou-se Doutor em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina de Créteil; em 1979, foi livre docente em Cirurgia Veterinária e, em 1981, tornou-se Professor Titular em Cirurgia Veterinária. De 1970 a 1976 atuou na Clínica privada mista na cidade de Chartres. De 1976 a 1986, foi docente de Patologia e Técnica Cirúrgica na Escola Nacional de Veterinária de Maisons-Alfort. De 1984 a 1988, foi Presidente da Federação Francesa de Equitação. Atuou, de 1987 a 1988, como Chefe da Missão Francesa nos Jogos Olímpicos de Seul. De 1988 a 1993 foi o Fundador do Grupo Equitas, escritório de consultoria e expertise veterinárias. De 1993 a 1997, foi docente-pesquisador da Escola de Veterinária de Lyon e seu diretor, de 1997 a 2004. De 2002 a 2004, foi o primeiro Vice-Presidente da Associação Europeia de Estabelecimentos de Ensino Veterinário. Em 2007, foi Presidente do C omitê e Coordenador do VET 2011 e, em 2010, foi o Presidente fundador do Comitê Bourgelat.

- Ron DeHaven
Ron DeHaven tem mais de duas décadas de experiência no Departamento de Agricultura Animal do Serviço de Inspeção de Saúde Vegetal (APHIS) dos Estados Unidos (EUA).Em 2003 e 2004, suas opiniões sobre encefalopatia espongiforme bovina (doença da vaca louca) e influenza aviária H5N1 foram destaques internacionais em publicações na mídia internacional. DeHaven já foi responsável por proteger agricultura dos EUA das pragas e doenças exóticas. Com diplomas de doutorado e mestrado dos EUA e vários outros títulos importantes para a Medicina Veterinária, atualmente, é diretor executivo da Associação Americana da Medicina Veterinária (AVMA).

Inscrições e programação: www.cfmv.gov.br

Fonte: Assessora de Comunicação CFMV

◄ Leia outras notícias