Publicado em: 30/04/2019 às 13:50hs
Cerca de 30 gerentes de granjas e profissionais do setor estiveram reunidos na sede da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), na quarta (24/4), para o segundo módulo do Treinamento de Suinocultores, Gerentes e Chefes de Setor, realizado pela associação. No evento, discutiu-se a aplicação da gestão ambiental na suinocultura, em palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo Luís Alberto, da empresa M&P Engenharia.
Alberto apresentou informações relevantes acerca dos processos ambientais no sistema de produção, analisando desde a área e o relevo da região do Vale do Piranga, o clima e a disponibilidade de água, até questões financeiras e operacionais, como custos de produção, logística e o treinamento dos funcionários das granjas.
O consultor ambiental Márcio Messias, membro do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) de Ponte Nova/MG, participou do evento e o classificou como “excelente”, parabenizando a Assuvap pela iniciativa. Ele relatou que o público presente ganhou muito ao se atualizar sobre o tema, recebendo informações importantes que os alertaram para as questões ambientais.
Durante a palestra, Alberto explicou de forma clara o licenciamento ambiental e outorga de uso da água e relacionou alguns fatores que necessitam de monitoramento contínuo nas granjas, como a destinação adequada de dejetos suínos e resíduos sólidos.
O engenheiro concluiu que a gestão ambiental deve englobar todos os fatores abordados durante a palestra para que se tenha um resultado satisfatório nas granjas. Segundo ele, o processo deve contar com a participação de todos os colaboradores.
“O evento foi bem completo, abrangeu muito os aspectos práticos e legislativos dos cuidados ambientais, visando preparação das propriedades rurais, para estarem sempre adequadas às exigências”, avaliou Eduardo, profissional de saúde animal que participou do treinamento.
Ao final, houve o momento “+Parceiro da Suinocultura” da Ourofino, onde o público foi apresentado à empresa através de um vídeo institucional e bate-papo com a representante Lorena Naves, além de um sorteio de brinde da empresa.
São outras empresas parceiras da suinocultura: Bayer/Dianagro (cota ouro), DB (cota ouro), Nutritec (cota ouro), Farmabase (cota ouro), MSD (cota ouro), Sauvet (cota prata), Vansil (cota prata) e Uniquímica (cota prata).
O próximo Treinamento de Suinocultores, Gerentes e Chefes de Setor será realizado no dia 15/5, com o tema “Uso da água e a importância das boas práticas”.
Fonte: ASSUVAP
◄ Leia outras notícias