Capacitação

Santana do Garambéu estimula a formação de costureiro

O curso tem 160 horas e objetiva ensinar a confeccionar peças do vestuário e peças íntimas, aplicando os diversos moldes P,M,G


Publicado em: 11/04/2013 às 07:10hs

Santana do Garambéu estimula a formação de costureiro

A estudante Marina Fontes, 16 anos, nunca costurou, mas diz que gosta da atividade. Por isso, ela resolveu participar do curso de costureiro, realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Ibertioga e pelo SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Ao todo, participam 15 jovens.

O curso tem 160 horas e objetiva ensinar a confeccionar peças do vestuário e peças íntimas, aplicando os diversos moldes P,M,G. Com a formação, os alunos poderão colocar no mercado peças exclusivas, com qualidade garantida no acabamento. O primeiro módulo ocorrerá de 15 a 19 de abril, cujo foco será as peças de enxoval.

Neste primeiro módulo, os participantes irão aprender a identificar os tipos de tecidos e os equipamentos de costura, verificando estado de conservação e funcionamento, realizando a manutenção, quando necessária. Irão confeccionar algumas peças, como avental, pano de fogão, bata mão e capa para botijão de gás. Por fim, irão analisar os benefícios da produção das peças, verificando gastos e valor de mercado de cada peça.

Jhoicy Paulita, 17 anos, viu no curso a oportunidade para uma profissão. Ela tem duas tias costureiras que a incentivam. “Elas vivem de costura e acho que pode ser uma boa fonte de renda. Adoro costurar. Já faço o básico, à mão, para quebrar o galho.” Rayanna Letícia, 17 anos, conta com o apoio das avós, que são costureiras, para seguir na profissão. Ela já fez um curso de costura, mas se interessou em participar deste para se aperfeiçoar mais e ampliar as chance de emprego.

Fonte: Assessora de Comunicação SENAR Minas

◄ Leia outras notícias