Capacitação

Região Norte do Estado recebe Curso de Sangria de Seringueira

A produção de seringueira no Tocantins está em crescimento, sobretudo porque a cada dia aumenta o interesse dos pequenos produtores na extração do látex


Publicado em: 09/09/2013 às 08:20hs

Região Norte do Estado recebe Curso de Sangria de Seringueira

Para incentivar ainda mais a cultura, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), realizará entre os próximos dias 9 e 14, um curso de sangria de seringueira, no município de Santa Fé do Araguaia, a 430 km de Palmas, região Norte do Estado. A capacitação, que acontecerá na Fazenda Novo Horizonte, será ministrada por técnicos da Seagro, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

De acordo com o diretor de Agroenergia da Seagro, Luiz Eduardo Leal, o curso de sangria garantirá a produção e qualidade do seringal, já que o manejo incorreto pode danificar a árvore. “Além de ser importante para os produtores que têm o plantio, os trabalhadores rurais também podem se capacitar e ter mais uma fonte de renda no campo”, afirmou Leal, acrescentando que ao final do curso, os participantes recebem certificados.

O curso será ministrado por duas turmas de 15 produtores, a primeira nos dias 9 a 11, e a segunda de 12 a 14. Os temas abordados são voltados para a importância econômica, social e ambiental da cultura; o levantamento de circunferências, equipamentos e ferramentas usados na sangria, coleta e produção, entre outros.

Linha de crédito

Para estimular a produção, desde 2011, o Governo do Estado disponibiliza uma linha de crédito especial para heveicultores, conhecido como Pronaf Eco-Seringueira. Através de parceria com instituições financeiras, os proprietários de seringais tem acesso a financiamentos de até R$ 80 mil com taxa de 1% ao ano, o que beneficia os pequenos produtores e os membros da agricultura familiar.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro

◄ Leia outras notícias