Capacitação

Pronatec: Inscrições abertas para o curso de Bovinocultor de Leite no município de Romelândia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de “Bovinocultor de Leite” no município de Romelândia, ministrado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)


Publicado em: 03/07/2014 às 08:30hs

Pronatec: Inscrições abertas para o curso de Bovinocultor de Leite no município de Romelândia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de “Bovinocultor de Leite” no município de Romelândia, ministrado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

O objetivo do curso é realizar atividades voltadas à bovinocultura de leite, manejo da ordenha, vacas secas e em lactação, obedecendo a legislação convencional e ou orgânica para produção e comercialização de leite, as normas sanitárias e os procedimentos de segurança no trabalho.

Estão disponíveis 15 vagas no turno matutino ou vespertino. As aulas estão previstas para iniciar no dia 28 de julho deste ano. Os interessados devem ter ensino fundamental incompleto e 16 anos completos no ato da matrícula. A documentação exigida é cópia do RG, CPF e comprovante de residência. As matrículas serão feitas no Sindicato Rural de São Miguel do Oeste, na rua Almirante Barroso, 169, Centro. Informações pelo telefone (49) 3622-0171 ou pronatec@senar.com.br.

CONTEÚDO

No curso os participantes aprenderão sobre gerência da atividade produtiva leiteira, com abordagem para o planejamento, organização, controle e avaliação da atividade de produção. A programação aborda a seleção e definição ou produção de insumos como sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, ração, sal mineral, medicamentos, vacinas, etc.

Também está prevista abordagem em operação de máquinas e equipamentos, manejo de vacas secas e em lactação (reprodução, alimentação e sanidade), manejo da ordenha, considerando a legislação convencional e ou orgânica para produção e comercialização de leite. O conteúdo abordado observa as normas sanitárias e os procedimentos de segurança no trabalho.

PRONATEC

A coordenadora do Pronatec no Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, explica que o curso é dividido em atividades teóricas e práticas, com encontros diários e duração de quatro horas, pela manhã ou a tarde. Os participantes são avaliados por módulos, por meio do controle de frequência e desempenho. Ao término do curso, será necessário ter frequência mínima de 75% e conceituação avaliada no critério de desempenho estabelecido. Os certificados são encaminhados às entidades parcerias do Senar/SC em até 60 dias após o término do curso.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias