Capacitação

Projeto piloto aborta prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural

“Empresas Rurais: prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural” é o tema da turma piloto que será realizada de quarta a sexta-feira (11 a 13), no salão comunitário do município de Cerro Negro


Publicado em: 11/06/2014 às 14:30hs

Projeto piloto aborta prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural

A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), com apoio do Sindicato Rural de Ituporanga.

A proposta atende o disposto da NR-31, item 31.6.6: “O estabelecimento com mais de 10 até 50 empregados fica dispensado de constituir Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural (SESTR), desde que o empregador rural ou preposto tenha formação sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural, necessária ao cumprimento desta norma regulamentadora”.

O treinamento terá uma carga horária de 20 horas, com realização diária de 8 horas. No total, são abertas de oito a dez vagas. Entre os requisitos dos participantes estão ter 18 anos completos, o ensino fundamental completo e seu empregador rural ou preposto de estabelecimento rural com mais de 10 até 50 empregados.

Os participantes aprenderão sobre relações humanas no trabalho; conceitos de legislação trabalhista e previdenciária; causas e origens de acidentes; investigação de acidentes de trabalho (teoria, prática, exercício); princípios gerais de higiene no trabalho; ergonomia; riscos ambientais; uso e conservação dos EPI’s e EPC’s; inspeção de segurança no trabalho; proteção de máquinas e equipamentos; noções de primeiros socorros; noções de combate a incêndio e prevenção de DST’s e dependência química.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a Norma Regulamentadora 31 (NR 31) tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e a saúde e meio ambiente do trabalho.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias