Publicado em: 09/05/2014 às 08:50hs
Em Cacoal, 32 produtores rurais estão sendo inseridos na magia do mundo virtual. O Projeto Alfabetização Digital oferece capacitação em informática para agricultores familiares do município de forma gratuita. A primeira turma, com 24 alunos, se formou em setembro do ano passado. Noções de produção e contabilidade na zona rural fazem parte da grade do curso.
"A gente chama de alfabetização digital porque tem produtores que tem até medo do computador, então aqui ele aprende como manusear a máquina, como utilizar as planilhas", explica o gerente da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) no município, Josué Barboza da Silva.
O curso este ano terá 80 horas e vai ser ministrado no laboratório de contabilidade no campus na Universidade Federal de Rondônia (Unir) de Cacoal. Uma aula por semana. Apesar do pouco tempo, as expectativas do agricultor Adão de Souza Costa são grandes. "Quero aprender de verdade, estou cru te tudo, aprender do início", afirma Costa.
As aulas teóricas e práticas falam sobre noções básicas de informática e gestão, compra, venda, produção e contabilidade na zona rural. Sem conhecimento sobre o tema e com dificuldades até para ligar a máquina, agricultora Fernanda Fabem enfrentou 40 quilômetros para assistir as aulas. "Quero estudar mais, aprender a mexer", diz Fernanda. O curso deve ser concluído em setembro deste ano.
Fonte: G1 RO
◄ Leia outras notícias