Capacitação

Programa Jovem no Campo leva conhecimento de jardineiro a Rio Piracicaba

Vinte e cinco jovens de Rio Piracicaba estão participando do Programa Jovem no Campo com o curso de Jardineiro


Publicado em: 18/09/2014 às 13:00hs

Programa Jovem no Campo leva conhecimento de jardineiro a Rio Piracicaba

Vinte e cinco jovens de Rio Piracicaba estão participando do Programa Jovem no Campo com o curso de Jardineiro. O objetivo é contribuir para a inserção no mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo. Participam alunos da Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães, localizada no distrito quilombola Padre Pinto, e da Escola Municipal do Córrego São Miguel.

O programa é dividido em quatro módulos e o primeiro deles foi concluído no início do mês. Nessa etapa, os alunos aprenderam sobre o histórico da profissão, além de planejamento de jardins. O aluno do 1º ano do Ensino Médio, Felipe Eleotério da Silva, de 16 anos, mora no distrito e considera a capacitação uma oportunidade. “Gostei bastante. É uma oportunidade de aprender uma coisa diferente. Disseram que há muita demanda na área. É bom, dá para investir”, comentou.

Alguns dos alunos também participam do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). Segundo a orientadora social Júnia Martins Santos, o Jovem no Campo possibilita ir além do que é ensinado na sala de aula. “Como são jovens, é uma oportunidade de formação, de aprenderem além das matérias e ocuparem o tempo com uma atividade produtiva, que, no futuro, pode servir de fonte de renda. O Projovem trabalha com temas transversais e o SENAR se encaixa muito bem nisso”, afirmou.

O programa está sendo oferecido pelo SENAR MINAS, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Rio Piracicaba (Aciarp). “Os alunos estão entusiasmados. A avaliação inicial do programa foi muito satisfatória”, comentou a mobilizadora Tatiana Camilo.

O segundo módulo está previsto para começar no dia 30 de setembro. A previsão é a de que o encerramento do programa seja em 14 de novembro deste ano. Os participantes que concluírem o curso receberão certificado na Câmara de Vereadores.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias