Capacitação

Programa formará cerca de 1.500 famílias rurais de SC e RS

A atividade reuniu diretores e coordenadores do projeto do Sebrae de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, da Coopercentral Aurora, das cooperativas envolvidas, além dos educadores do programa


Publicado em: 23/08/2013 às 17:10hs

Programa formará cerca de 1.500 famílias rurais de SC e RS

Reconhecido como o maior programa para produtores rurais do país, o Projeto de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas foi tema de um Encontro Estadual, sediado pela Cooper A1 sediou, nesta semana, no Balneário Ilha Redonda, em Palmitos.  A atividade reuniu diretores e coordenadores do projeto do Sebrae de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, da Coopercentral Aurora, das cooperativas envolvidas, além dos educadores do programa.

Composto pelo D’ Olho na Qualidade, QT Rural, Times de Excelência e Seminários da Qualidade, o projeto é desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com a Coopercentral Aurora Alimentos, Senar, Sescoop, Sicoob e cooperativas agropecuárias CooperAlfa, Cooperitaipu, CooperAuriverde, Cooper A1, Copérdia, Caslo, Coperio e Coopervil.

O coordenador do projeto na Cooper A1, Carlos Gadonski, salienta que o objetivo foi alinhar as ações e projetos programados para 2013. “A eficiência dos Programas de Qualidade Rural é sistematicamente monitorada e avaliada pelos gestores operacionais e técnicos. Por isso, estes encontros, realizados quatro vezes ao ano, são fundamentais para mantermos o foco e continuarmos alcançando resultados efetivos no que se propõe os objetivos do programa.”

Somente em 2013, em toda área de ação da Cooper A1 serão desenvolvidos 20 cursos, envolvendo a profissionalização de aproximadamente 300 famílias associadas. Serão dez cursos do De Olho na Qualidade Rural, quatro QTs; e seis Times de Excelência. Ao todo, segundo o   coordenador de treinamentos da Aurora, Joel José Pinto, o Projeto de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas formará, neste ano, cerca de 1.500 famílias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Os investimentos totalizam 1,5 milhão. Destes, 1,1 são destinados aos catarinenses e, 400 mil, aos gaúchos.

Segundo o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o  foco do programa é gerar condições para que os empreendimentos rurais  sejam capazes de atender demandas do mercado por meio do gerenciamento da propriedade.  “A iniciativa permite elevar o grau de competitividade do negócio rural, especialmente nas áreas de suínos, aves, grãos e leite das filiadas às cooperativas agropecuárias do sistema Aurora”.   

Desde que foi criado, há cerca de 16 anos, o Programa contabiliza mais de 20.000 famílias qualificadas.

COLETA SEGURA

Outro momento do encontro em Palmitos foi a adesão oficial da Cooper A1 ao programa Coleta Segura. Desenvolvido em parceria com a Coopercentral Aurora, a iniciativa visa  recolher e destinar corretamente os resíduos de serviços de saúde animal gerados nas propriedades rurais ligadas à cooperativa.

No lançamento, o presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin, destacou ser fundamental que entidades, empresas e comunidade também tenham consciência e façam sua parte no processo de preservação do meio ambiente. “Enquanto cooperativa agropecuária, adotamos mecanismos e ações constantes que buscam avançar nos processos ecológicos. O programa Coleta Segura, em parceria com a Aurora, é mais uma iniciativa que vem para sanar uma lacuna e adequar processos de produção, para  que sejam saudáveis e ambientalmente sustentáveis.

O diretor de Agropecuária da Aurora, Marcos Antonio Zordan, enfatizou que enquanto cidadãos, todos têm a responsabilidade em preservar o bem comum. “A Aurora hoje é reconhecida internacionalmente pelas ações socioambientais. E isso começa com as cooperativas filiadas e com os produtores rurais que necessitam ter consciência que, ao produzir alimentos para o mundo, sua atuação vai muito além do retorno econômico, mas sua grande responsabilidade com a saúde da população e com o ambiente sustentável.”

Além da Cooper A1, a Copérdia, a Copercampos e a Caslo estão em processo de implantação. A etapa final atingirá as demais cooperativas filiadas do Sistema Aurora - Cotrel, Camisc, Coopervil e Coolacer - alcançando 100 % da base produtiva. Isso significa que a totalidade dos produtores cooperados de suínos, aves e leite do Sistema Aurora participarão desse grande esforço de proteção a saúde humana e ao meio ambiente, ou seja, 3.766 suinocultores, 2.384 avicultores e 8.654 produtores de leite.

O programa Coleta Segura é um plano de coleta de resíduos de saúde animal organizado pela Coopercentral Aurora e operacionalizado por uma empresa parceira no recolhimento. Essa empresa faz o destino final adequado para cada resíduo gerado.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias