Capacitação

“Profissionais do Futuro” finaliza estágios com sucesso

Projeto contribuiu para formação qualificada de oito profissionais que desejam dar assistência nas fazendas


Publicado em: 20/12/2013 às 15:10hs

“Profissionais do Futuro” finaliza estágios com sucesso

“Agora me sinto segura e estou preparada para ser agrônoma. O programa de estágio teve grande valência pra mim, dando segurança como profissional. Era uma escola em tempo real”, avaliou a aluna de agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), de Sinop, Luiza Brito. Ela integra o grupo dos oito alunos selecionados pelo projeto Profissionais do Futuro para estagiar durante quatro meses em lavouras de propriedades mato-grossenses. Na quarta (18), os alunos apresentaram às entidades Aprosoja e FMC, as experiências e os conhecimentos adquiridos nesse período, considerado por eles crucial para os próximos desafios.

Um dos destaques feito pelos alunos foi o aprendizado em gestão de propriedades, relacionamento com funcionários e o dia-a-dia no campo. “Tivemos a oportunidade de receber o suporte dos melhores profissionais na área, e ainda a flexibilidade, muitas vezes, de decidir sobre o que queríamos aprender. Esse estágio é muito diferenciado, faço questão de divulgar o projeto”, disse Fabrício Rodrigues, aluno da Universidade Federal de Mato Grosso campos Sinop.

Os resultados dos estágios foram bastante satisfatórios para as duas entidades levando em consideração o objetivo do projeto, explica o gerente de planejamento, Cid Sanches. “Esses novos profissionais que entram agora para o mercado de trabalho têm o desejo e interesse de trabalhar em propriedades rurais e em Mato Grosso, já é um ganho, porque poderiam ter se perdido pelo mercado desenvolvendo outras atividades”.

Para o coordenador de grãos da FMC, Lichardsom Malacrida, a parceria deu muito certo. “Conseguimos chegar ao objetivo, tivemos oito estagiários, sendo que um já está contratado e dois outros já ouviram proposta de contração. Vamos contar sempre com a parceria da Aprosoja para que tenhamos em mãos oportunidades para as pessoas que estão chegando no mercado e para que o produtor tenha mais mão de obra qualificada no campo”, finaliza ele.

O projeto é promovido pela FMC e Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) que tem o objetivo de captar potenciais talentos para atuar no agronegócio e ensinar na prática as competências exigentes para área. Ano que vem, a intenção é que o projeto atenda mais estudantes e de todas as regiões do Brasil, que tenham interesse em conhecer as características das lavouras de Mato Grosso, como foi o caso do aluno José Luiz Nicolás, de Passo Fundo (RS). “Eu quis vir pra cá, por ter grandes áreas, ser totalmente diferente das áreas do Sul. Foi uma experiência muito proveitosa, e eu só tenho a agradecer as entidades por essa preparação para vida profissional.”

O produtor rural de Sorriso, Elso Pozzobon, vê o projeto com bons olhos e acredita que as ações estão no caminho certo. “Esse trabalho tem uma importância muito grande, porque estamos realmente tendo muita dificuldade em encontrar profissionais capacitados no campo. E esse estágio desenvolve a pessoa, alinhando a teoria com a prática, permitindo com que esse novo profissional possa trazer um resultado grande ao produtor rural.”

Profissionais do Futuro – O projeto teve início em agosto e foi até dezembro de 2013. Atende as quatro regiões de Mato Grosso, sendo dois alunos por região.

Fonte: Aprosoja Profissionais do Futuro

◄ Leia outras notícias
/* */ --