Publicado em: 02/08/2018 às 12:40hs
Ela é a idealizadora de um modelo diferenciado de comercialização, o Fazedeiras da Serra&Emiliana, elaborado a partir de referências de empreendimentos inovadores na área da produção artesanal.
“O Fazedeiras da Serra&Emiliana é um modelo de participação flexível atuando em locais públicos, privados e em ações corporativas. Dentro dos valores do respeito, nossa missão é apresentar ao consumidor variedade de produtos produzidos no Território da Mantiqueira e Vale do Paraíba, promovendo a sustentabilidade financeira das famílias produtoras baseando sempre nas vocações naturais da região.”
A produtora aproveita as frutas plantadas no quintal de casa como jabuticaba, goiaba, ameixa, limão cravo e banana, para elaborar parte das 21 mil unidades de geleia produzidas por ano na propriedade tocada por ela e pelo marido.
“Eu e meu marido começamos a partir de muitas reflexões sobre dar uma virada na vida profissional. Enquanto isso ocorria, eu fiz uma pós-graduação em cultura popular brasileira, o que me ajudou na decisão de entrar para o universo das geleias como seguidora do ofício da minha mãe e fazer disso um empreendimento financeiro”, conta.
Além da pós-graduação que incentivou Regina a investir nas geleias, as capacitações do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar) ajudaram a melhorar a produção. “O curso de geleias serviu como aprimoramento das técnicas de manipulação e modos de fazer. Eu sempre ajudei minha mãe fazer os doces e geleias, mas após o curso consegui melhorar os métodos.”
A produtora vai expor as geleias no evento Chefs pelo Agro – Feira Senar de Alimentos e Gastronomia, que será promovido pelo Sistema CNA/SENAR/ICNA em comemoração ao Dia do Produtor Rural, no sábado, 28 de julho. Ela ficou sabendo da feira pelas redes sociais do Sistema CNA e decidiu participar.
“Considero-me privilegiada. É uma honra estar entre renomados chefs e ter nossos produtos acompanhando suas criações. Nós, que passamos a maior parte do nosso tempo em zona rural, muitas vezes não temos ciência do potencial das nossas produções e na movimentação econômica que elas podem gerar. Um evento como esse é fundamental para a exposição do nosso talento e impulsionar o nosso empoderamento.”
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
◄ Leia outras notícias