Capacitação

Primeiro curso de aperfeiçoamento em GPS no Sul de Minas

SENAR Minas promove curso para produtores da região de Santana da Vargem


Publicado em: 22/04/2015 às 12:40hs

Primeiro curso de aperfeiçoamento em GPS no Sul de Minas

A Agricultura de Precisão (AP) é um sistema que tem auxiliado o produtor rural na gestão da propriedade. A tecnologia analisa todo o ciclo da lavoura: característica do solo, colheita, controle de insumos agrícolas, irrigação até meio ambiente.

Para ajudar o produtor a entender melhor e ajudar a difundir essa inovação tecnológica, está sendo realizado em Santana da Vargem, sul de Minas, o primeiro treinamento de aperfeiçoamento em Agricultura de Precisão/Sistema de Posicionamento Global (GPS). O curso é oferecido pelo SENAR Minas.

Sob a coordenação da engenheira agrônoma, Vanessa Castro Figueiredo, produtores e gestores de propriedades rurais da região estão aprendendo a fazer operações utilizando o receptor de sinal GPS. Com o aparelho, são feitas medições de áreas, formação de grades amostrais para coleta de dados mais detalhadas, orientação do operador da origem ao destino, transferência de dados para um software, dentre outras operações. Os alunos também recebem orientações sobre o processo de georreferenciamento.

A programação do curso é de 16 horas; sendo que uma parte ocorre em sala de aula e a outra com práticas no campo. De acordo com a instrutora, a utilização desta tecnologia tem inúmeras vantagens: “a ferramenta permite que os agricultores conheçam a produção de suas lavouras de forma mais precisa e detalhada e, com isso, eles podem trabalhar a área de maneira diferenciada, reduzindo custos, impactos ao meio ambiente, horas de serviço trabalhadas e aumento da produtividade”.

Algumas propriedades da região já aplicam o sistema na lavoura. Como é o caso da Fazenda Canto Alegre, em Coqueiral, onde trabalha Francisco de Paula Vitor de Jesus Pereira. Ele, que é técnico agrícola e administrador da fazenda, diz que agricultura de precisão é uma realidade na propriedade. Por ano, eles colhem cerca de 8 mil sacas de café. Francisco diz que o curso tem esclarecido dúvidas e tem agregado mais conhecimento. “Trouxe mais dois funcionários da fazenda que trabalham diretamente com a agricultura de precisão para participar do curso e está sendo enriquecedor”.

O treinamento tem o acompanhando do analista da FPR (Formação Profissional Rural), Wander Magalhães Moreira Júnior e do gerente regional de Lavras, Celso Vieira. Para Wander, o curso vai auxiliar na tomada de decisão no campo, reduzindo a possibilidade de erros no processo de gestão da propriedade. Segundo Celso, a tecnologia já está presente no campo e o curso vem atender grande demanda dos produtores rurais.

Fonte: Senar - Assessoria de Comunicação do SENAR Minas

◄ Leia outras notícias