Capacitação

Porto Alegre do Norte investe em treinamentos para diversificar produção

Uma nova fronteira agrícola se forma na região de Porto Alegre do Norte, município localizado a cerca de 1.100 quilômetros de Cuiabá


Publicado em: 28/02/2014 às 12:20hs

Porto Alegre do Norte investe em treinamentos para diversificar produção

A chegada da agricultura tem sido uma forma de diversificar a atividade do pequeno produtor rural. Com isso há também uma mudança no foco da demanda de treinamentos do Sindicato Rural junto ao Serviço de Aprendizagem Rural de Mato Grosso. (Senar-MT).

Para 2014 os treinamentos mais solicitados junto ao Sindicato Rural são operação e manutenção de pulverizadores, colheitadeiras, máquinas e implementos agrícolas. Outra área que também há bastante demanda é na bovinocultura de leite. "Queremos melhorar a qualidade do nosso leite", enfatiza o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte, Edio Brunetta.

Ele conta que na região há cerca de 10 mil famílias assentadas. "Além disso, o sindicato do nosso município atende outras quatro comunidades e, por isso, nossa demanda é grande”. De acordo com o presidente, em 2012 foram realizados 78 treinamentos. Esse número aumentou para 130 no ano de 2013 e, para 2014 a demanda continua aumentando. “A expectativa é de realizarmos cerca de 150 treinamentos porque teremos que incluir as solicitações dos outros municípios que nosso sindicato atende. Estamos negociando este número de treinamentos com o Senar-MT".

Outro desafio para 2014 é incrementar ainda mais a infraestrutura do sindicato. O presidente conta que para trabalhar este ano já tem um carro e contratou duas mobilizadoras. "Isso vai nos ajudar bastante na hora de divulgar os treinamentos e, especialmente na hora de coletar as demandas".

A mudança não aconteceu somente na solicitação dos treinamentos. O presidente conta que até bem pouco tempo era os integrantes do sindicato e a mobilizadora iam até as comunidades divulgar os treinamentos. "Agora são os lideres comunitários, os gerentes de fazenda e até mesmo os produtores rurais que procuram o sindicato para pedir o treinamento que está precisando em sua região".

Segundo o presidente fica mais fácil quando há procura junto aos sindicatos do que quando é preciso ir atrás dos produtores para oferecer treinamentos. "Mas a responsabilidade é muito maior porque temos que atender todos que nos procuram e, nem sempre é possível".

A região está em plena expansão. O início de atividades como pecuária de leite e o início da implantação de outras cadeias produtivas para diversificar as atividades do campo também geram vários tipos de pedidos junto ao Sindicato Rural e consequentemente ao Senar-MT.

O portfólio da entidade de ensino rural oferta 154 treinamentos que atendem as 14 principais cadeias produtivas do Estado. Todos gratuitos.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMT).

Fonte: Senar-MT

◄ Leia outras notícias