Publicado em: 10/07/2015 às 13:30hs
Para impulsionar os lucros da propriedade com a criação de ovinos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio do portal de educação a distância (EaD Senar), está com inscrições abertas para duas capacitações tecnológicas em ovinocultura. A intenção é ensinar ou atualizar os conhecimentos dos participantes sobre a criação de ovelhas – do manejo de pastagens à comercialização da carne.
As capacitações disponíveis são: Produção e Comercialização da Carne Ovina e Pastagens para Ovinocultura. Os interessados devem acessar o portal, escolher o curso e fazer a matrícula. De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a entidade busca oportunizar conhecimento e atualização em relação às exigências do mercado consumidor, além de gerar perspectiva de maior qualidade de vida, consciência crítica e participação na vida da comunidade.
Os cursos são gratuitos e voltados às pessoas do meio rural com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam experiência e formação técnica ou superior na área das Ciências Agrárias (Agronomia, Agropecuário, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Pesca, Aquicultura, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Ciências Rurais ou áreas afins).
CAPACITAÇÕES TECNOLÓGICAS
O curso de Produção e Comercialização da Carne Ovina oferece uma visão sistêmica sobre o manejo, a produção e a comercialização da carne ovina. Possui uma carga horária de 50 horas e o participante terá um prazo de 75 dias para concluí-lo. A estratégia didática está pautada em vídeoaulas apresentadas por especialistas; atividades facultativas de grupo, por meio de fóruns e chats; a atividades individuais.
A capacitação está estruturada em 16 aulas, que abordarão temas como: os sistemas de produção de ovinos praticados no centro oeste e sul do Brasil; a implantação de um sistema de produção; a seleção de ovinos de corte; o manejo reprodutivo e a fase de cria na produção de ovinos de corte; o sistema de recria e terminação na região nordeste do Brasil, o manejo nutricional de ovinos; as enfermidades e os tipos de tratamento para cada situação; as tecnologias existentes na agroindústria da carne ovina; os tipos de rebanhos nacionais e internacionais; e o mercado da carne ovina.
O curso de Pastagem para Ovinocultura oferece uma visão ampla dos processos relacionados ao manejo de pastagens para o setor. Possui carga horária de 20 horas e o participante terá um prazo de 30 dias para concluí-lo.
Ao todo serão oito aulas, que apresentarão temas como: a formação e o manejo de capineiras; a produção de silagem; a produção e utilização do feno; o uso de recursos forrageiros em sistema de produção; os aspectos do manejo e conservação do solo; as práticas de manejo de pastagens nativas e cultivadas; e a conservação das forragens.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias