Capacitação

Plano piloto em colégios técnicos rurais da Costa Rica busca aproximar os jovens das ciências biológicas, agrícolas e ambientais

A iniciativa foi lançada pelo BID, o IICA, o Governo da Costa Rica e a Microsoft, com uma doação de quase um milhão de dólares provenientes do Fundo Especial de Redução da Pobreza (JPO) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)


Publicado em: 27/01/2021 às 14:20hs

Plano piloto em colégios técnicos rurais da Costa Rica busca aproximar os jovens das ciências biológicas, agrícolas e ambientais

A parceria busca gerar um modelo educacional que incorpore as necessidades das zonas rurais à grade curricular dos colégios que ali operam e aumente o interesse pelas carreiras profissionais vinculadas ao setor agrícola.

Uma parceria integrada pelo BID, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), os ministérios da Agricultura e Pecuária (MAG) e de Educação Pública (MEP) da Costa Rica e a Microsoft promoverá a educação em ciências biológicas, agrícolas e ambientais no país centro-americano por um plano piloto em colégios técnicos localizados nas províncias de Puntarenas e Limón.

O objetivo da iniciativa, lançada no início desse 2021 e que tem um plano de trabalho de 36 meses, é testar um modelo educacional para o ensino e o aprendizado das ciências naturais e ambientais, bem como promover o interesse por carreiras profissionais em agricultura como um meio para abordar as necessidades da realidade rural, aumentar a inclusão das mulheres, impulsionar a rentabilidade do setor agrícola e diminuir a migração do campo para as cidades.

A primeira etapa do projeto, chamada “Pertinência da Educação Secundária de Ciências e Meio Ambiente nas Comunidades Agrícolas Rurais”, consistirá de seminários com o MEP para definir a abordagem técnica, visando elaborar materiais de aprendizado e módulos de formação de professores.

Dentro dessa iniciativa, o IICA desenvolverá um modelo educacional para o ensino e o aprendizado das ciências naturais e ambientais na educação secundária, especificamente para áreas agrícolas rurais.

“Fortalecer as competências tecnológicas dos jovens estudantes das zonas descentralizadas do país é uma estratégia que, sem dúvida alguma, impactará positivamente na melhoria da qualidade de vida dos estudantes, de suas famílias e das comunidades em geral. Ao melhorar o perfil profissional das novas gerações nessas regiões, pode-se contribuir para um desenvolvimento econômico e social mais bem distribuído no país, atendendo desde o âmbito rural até o Vale Central e, sobretudo, fortalecendo as atividades econômicas de maior presença nessas regiões, como o são as atividades agropecuárias, o meio ambiente e o turismo em suas diferentes modalidades”, expressou Pablo Masís Boniche, Diretor de Educação Técnica do MEP.

“O país tem forte presença da educação técnica em zonas rurais, portanto os colégios técnicos profissionais e seus recursos, com suas extensas propriedades, constituem o potencial necessário para o desenvolvimento desse projeto conjunto”, acrescentou o funcionário costarriquenho.

José Ramón Gómez, Representante do BID na Costa Rica, comentou que esse projeto é um bom exemplo de como devemos gerar crescimento e desenvolvimento: com iniciativas que respondam às necessidades locais, com educação, digitalização, tecnologia e enfoque de gênero.

O diretor de Educação da Microsoft América Latina, Luciano Braverman, declarou: “Sabemos que o desafio de apoiar a educação em todos os âmbitos, mas especialmente no rural, requer muito mais do que tecnologia. É necessário revisar modelos, construir propostas pedagógicas pertinentes, criar conteúdos digitais articulados com os problemas locais e promover o desenvolvimento profissional docente de modo sistemático junto à constituição de comunidades de práticas. Por isso, celebramos o início desse projeto, o qual, estamos convencidos, gerará maiores oportunidades para uma educação localmente relevante”.

“Na Costa Rica, como no resto da América Latina e do Caribe, a agricultura é a principal fonte de sustento nas zonas rurais, mas tem pouco peso na grade curricular dos colégios que ali funcionam. Isso repercute em baixos níveis de aprendizado e na deserção de jovens do sistema educacional, uma arapuca de pobreza que deve ser revertida”, expressou Manuel Otero, Diretor Geral do IICA.

Esses fatores, somados aos efeitos da mudança do clima e à redução da atividade econômica causada pela pandemia de Covid-19, de acordo com Otero, tornam necessário transformar o modelo de educação rural para um de viés menos urbano, mais moderno e de maior uso das tecnologias, de aplicação presencial e virtual.

Para a construção desse modelo, o IICA utilizará um enfoque participativo no qual integrará pais de família, docentes, estudantes e produtores agrícolas das zonas rurais de Puntarenas e Limón, províncias costeiras da Costa Rica onde a agricultura e o turismo são algumas das atividades econômicas mais importantes.

Posteriormente, cerca de 100 professores receberão capacitação e assistência técnica contínua para a implementação do novo enfoque no processo educacional.

O investimento para o desenvolvimento desse modelo é de cerca de um milhão de dólares, provenientes, sobretudo, do Programa de Redução da Pobreza do Fundo Especial do Japão, administrado pelo BID, mais contribuições do IICA e da Microsoft.