Publicado em: 10/09/2013 às 07:40hs
Oito mulheres do município de Piedade do Rio Grande participam, ao longo desta semana, do curso de Artesanato de Tecidos, promovido por meio da parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Piedade do Rio Grande, a Associação de Moradores, Agricultores e Artesãos Familiares de Piedade do Rio Grande e o SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
A intenção da presidente da associação, Maria do Carmo Silva, é criar, juntamente com outras participantes do curso, uma cooperativa, que poderá dar origem a uma pequena confecção. “Já trabalhamos com crochê, tricô, bordado, artesanato em palha, entre outros. Agora queremos incentivar a prática e a produção de peças em tecidos, as quais serão expostas e comercializadas na loja da associação. Esta é a ideia para começarmos um trabalho que poderá crescer muito com o passar do tempo.”
Se depender do que relata a instrutora do curso, Luzia Jardim Santos de Abreu, o sucesso do grupo está garantido. “Tenho tido a oportunidade de perceber, ao ministrar este curso, que o mercado de produção de peças em tecidos está carente de mão de obra nos grandes centros. Em algumas localidades, as fábricas têm a produção concentrada, em sua maioria, em municípios de pequeno porte.”
Esta é a segunda vez que o curso é ministrado em Piedade do Rio Grande. “Há mais de dez anos não tínhamos esta formação aqui. Agora a demanda foi da própria associação, que aponta o ramo como oportunidade de negócio”, revela o mobilizador Kelson Pablo Almeida Nogueira. No curso, as participantes terão noção de equipamentos de costura, tipos de tecidos, aprenderão a manobrar as máquinas, passando, então, para a parte prática, que engloba o traço do molde, a construção de novos moldes e a montagem das roupas.
Fonte: Assessoria de imprensa – SENAR MINAS
◄ Leia outras notícias