Capacitação

Piedade do Rio Grande recebe curso de Artesanato de Tecidos

A intenção da presidente da associação, Maria do Carmo Silva, é criar, juntamente com outras participantes do curso, uma cooperativa, que poderá dar origem a uma pequena confecção


Publicado em: 10/09/2013 às 07:40hs

Piedade do Rio Grande recebe curso de Artesanato de Tecidos

Oito mulheres do município de Piedade do Rio Grande participam, ao longo desta semana, do curso de Artesanato de Tecidos, promovido por meio da parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Piedade do Rio Grande, a Associação de Moradores, Agricultores e Artesãos Familiares de Piedade do Rio Grande e o SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

A intenção da presidente da associação, Maria do Carmo Silva, é criar, juntamente com outras participantes do curso, uma cooperativa, que poderá dar origem a uma pequena confecção. “Já trabalhamos com crochê, tricô, bordado, artesanato em palha, entre outros. Agora queremos incentivar a prática e a produção de peças em tecidos, as quais serão expostas e comercializadas na loja da associação. Esta é a ideia para começarmos um trabalho que poderá crescer muito com o passar do tempo.”

Se depender do que relata a instrutora do curso, Luzia Jardim Santos de Abreu, o sucesso do grupo está garantido. “Tenho tido a oportunidade de perceber, ao ministrar este curso, que o mercado de produção de peças em tecidos está carente de mão de obra nos grandes centros. Em algumas localidades, as fábricas têm a produção concentrada, em sua maioria, em municípios de pequeno porte.”

Esta é a segunda vez que o curso é ministrado em Piedade do Rio Grande. “Há mais de dez anos não tínhamos esta formação aqui. Agora a demanda foi da própria associação, que aponta o ramo como oportunidade de negócio”, revela o mobilizador Kelson Pablo Almeida Nogueira. No curso, as participantes terão noção de equipamentos de costura, tipos de tecidos, aprenderão a manobrar as máquinas, passando, então, para a parte prática, que engloba o traço do molde, a construção de novos moldes e a montagem das roupas.

Fonte: Assessoria de imprensa – SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias