Capacitação

Novo grupo da ATeG Bovinocultura de Corte inicia em Araranguá

Trinta produtores fazem parte do novo grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Pecuária de Corte de Araranguá, no sul catarinense.


Publicado em: 18/11/2021 às 18:00hs

Novo grupo da ATeG Bovinocultura de Corte inicia em Araranguá

A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), em parceria com o Sindicato Rural de Araranguá. 

A sensibilização ocorreu na última semana no Cetrar e contou com a participação do   presidente do Sindicato Rural, Rogério Pessi. O atendimento será da técnica de campo Vanuza Polli, do supervisor técnico Jaison Buss, e contará com apoio dos técnicos da Epagri. “A proposta foi muito bem-aceita pelos produtores que já vinham solicitando a realização da assistência técnica e gerencial em bovino de corte”, destacou a supervisora regional do SENAR/SC, Sueli Silveira Rosa. 

A ATeG Pecuária de Corte oferece suporte em gestão, genética, manejo adequado, melhoria da alimentação e das instalações dos estabelecimentos rurais no período de dois anos. Segundo a coordenadora estadual da ATeG em Santa Catarina, Paula Coimbra Nunes, durante as visitas técnicas e gerenciais são aplicadas metodologias sobre custos de produção, bem como análise de dados e indicadores, sempre baseados no planejamento estratégico individualizado da propriedade. Cada técnico atende o produtor com foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão da empresa rural e técnicas de manejo voltadas às atividades de cada propriedade rural. 

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, lembra que o Sistema FAESC/SENAR-SC iniciou o Programa ATeG em 2016 com o objetivo de promover a inovação na gestão de propriedades rurais catarinenses em diferentes cadeias produtivas. Segundo ele, na pecuária de corte já são mais de 2.600 produtores atendidos em 175 Municípios Catarinenses. 

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, realça o sucesso da iniciativa ao complementar que, somente neste ano, mais de 6.000 produtores participaram do programa em nove cadeias produtivas (Bovinocultura de leite, Bovinocultura de corte, Ovinocaprinocultura de corte, Apicultura, Piscicultura, Agroindústria artesanal, Fruticultura perene, Maricultura, Olericultura) no Estado. “Muito mais do que quantidade queremos dar destaque para os resultados que muito nos orgulham, com altos índices de produtividade e aperfeiçoamento na gestão da empresa rural que serve de exemplo para novos produtores”. 

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias