Capacitação

Meio oeste terá 29 cursos gratuitos do Senar/SC em novembro

Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam produtores rurais em 13 municípios


Publicado em: 04/11/2020 às 08:20hs

Meio oeste terá 29 cursos gratuitos do Senar/SC em novembro

Para auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) oferta em novembro 23 cursos rápidos em 13 municípios do meio oeste catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 189 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde para prevenção e combate ao novo coronavírus.

São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No meio oeste, o destaque é para treinamentos sobre Artesanato em Tear com Lã de Ovelha, Processamento de Carne Suína e de Frango, Inseminação Artificial em Bovinos, Empreendedorismo Rural, Criação de Abelha Rainha e Aproveitamento Integral de Alimentos.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que os cursos atendem à demanda regional elencada anualmente pelos produtores e pelas entidades e empresas parceiras. “São treinamentos que fortalecem o nosso produtor rural e ajudam as desenvolver o setor nas regiões. Os sindicatos levantam as necessidades e, em conjunto com produtores e parceiros, planeja as ações e monta o cronograma”, ressalta.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, as capacitações transformam e “qualificam os produtores rurais, apresentando meios de suprir as necessidades diárias e agregar conhecimento para atingir bons resultados nas propriedades”.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC, com especificação de carga horária, local e data.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias