Capacitação

Mar de Espanha vai receber BPA na Produção de Leite

Derivados lácteos devem ter melhor qualidade após o programa


Publicado em: 23/08/2023 às 12:40hs

Mar de Espanha vai receber BPA na Produção de Leite

A cidade de Mar de Espanha, na Zona da Mata, vai ser uma das primeiras a receber o programa de Boas Práticas Agropecuária na Produção de Leite. Ele é uma iniciativa da gerência de formação profissional rural e promoção social do Sistema Faemg Senar e terá duração de quatro meses. Entre 10 e 12 propriedades rurais devem ser atendidas. O BPA é dividido em 7 módulos. 

  1. Diagnóstico da propriedade;
  2. Saúde do rebanho e instalações;
  3. Manejo e higiene da ordenha, qualidade da água, higiene de equipamentos e instalações de refrigeração de leite;
  4. Nutrição animal;
  5. Treinamento de pessoal, bem estar animal e sustentabilidade ambiental;
  6. Mentoria;
  7. Visita de conclusão.

O programa tem como objetivo orientar os produtores de leite para a implementação das normas e procedimentos de Boas Práticas Agropecuárias, levando a melhoria da qualidade e segurança na produção de leite. “O BPA vem de encontro às necessidades do produtor rural e também dos laticínios, que recolhem o leite desses produtores. A ideia é fazer o produtor adequar sua produção às Instruções Normativas (INs) 76 e 77. Quando falamos em qualidade do leite, é necessário que ela comece na propriedade rural, mantendo a qualidade em relação a CCS e CBT, e também em questões trabalhistas, na água que se dá ao gado e também sobre meio ambiente e sustentabilidade”, afirmou Wander Magalhães, gerente de formação profissional rural e promoção social do Sistema Faemg Senar.

Reunião on-line tratou do programa em Mar de Espanha

Detalhes do programa foram acertados em uma reunião realizada entre a gerência de FPR e PS, o escritório regional do Sistema Faemg Senar e o Sindicato Rural de Mar de Espanha. Cada propriedade atendida vai receber 24 horas de consultoria direta, divididas em módulos presenciais e virtuais. “Esse novo projeto é uma demanda da região, que queria fazer um diagnóstico das águas e das propriedades da sua cidade. Ele vai certificar os produtores de acordo com boas práticas, fazendo com ele processos de auditoria e otimização em suas propriedades” revelou Emerson Simão, gerente regional do Sistema Faemg em Juiz de Fora. 

Uma das maiores beneficiadas com esse programa vai ser a Cooperativa de Produtores de Leite da cidade de Mar de Espanha, que é quem recebe grande parte da matéria-prima produzida no município. Marion Ferreira Gomes, presidente do sindicato rural e membro da cooperativa, afirma que o BPA vai auxiliar na produtividade da instituição. “Nossa expectativa está alta. Vamos focar bastante na melhoria do leite produzido, com certificações sanitárias e na qualidade da água das propriedades rurais, para ter produtos finais com mais segurança alimentar e melhor valor agregado”, afirmou. 

O programa de Boas Práticas Agropecuária na Produção de Leite vai ter duração de quatro meses. Cada módulo terá entre 15 e 20 dias. 

/* */ --