Publicado em: 25/10/2021 às 08:20hs
A entrada no mercado de trabalho sempre foi um grande desafio para os jovens. A pandemia de Covid-19 e a consequente queda da atividade econômica fizeram crescer essa dificuldade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as taxas de desocupação entre os brasileiros de 14 a 17 anos e de 18 a 24 anos no terceiro trimestre de 2020 foram, respectivamente, de 44,2% e 31,4%.
Na contramão desse cenário, um projeto da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) está contribuindo para o ingresso desse público no mercado.
Engajada na capacitação profissional de jovens, a empresa está ofertando cursos profissionalizantes nas cidades de Uberaba, Canápolis e Limeira do Oeste (MG), e a expectativa é que o projeto Jovem Aprendiz CMAA 2021 forme mais de 100 alunos até o próximo ano.
Destinadas a formar jovens profissionais para áreas de grande demanda no mercado industrial e agrícola, as aulas são realizadas em parceria e por meio do Senai, Senar e Fundação Maçônica Manoel dos Santos. O projeto conta com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limeira do Oeste, o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canápolis.
"A oferta de capacitações é uma excelente forma de contribuir para a sociedade e, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento do setor e do mercado de trabalho. Com estes cursos, os alunos já saem preparados para atuar na agroindústria, representando uma ótima oportunidade para o início das suas carreiras", comenta o CFO da CMAA, Jeferson Degaspari.
Nas três cidades, a CMAA oferece o curso de Mecanização Agrícola. Além disso, duas das unidades da usina disponibilizam capacitações em diferentes áreas: na unidade Vale do Tijuco, em Uberaba, o projeto comanda turmas de Aprendizagem Industrial em Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica e Aprendiz Empreendedor – Arco Administrativo; já em Limeira do Oeste, a unidade Vale do Pontal concentra o curso de Auxiliar Administrativo Financeiro.
"No total, são seis turmas de jovens aprendizes, totalizando 103 alunos que estão sendo preparados para atuar diretamente no mercado logo após a formatura. Dessa forma, a CMAA não apenas cumpre a sua obrigação legal, mas contribui de forma efetiva para o desenvolvimento da sociedade, investindo na criação de oportunidades aos jovens e construindo os alicerces para o futuro do setor sucroalcooleiro, da indústria e da agricultura como um todo", ressalta a Supervisora de Desenvolvimento Organizacional da companhia, Daniela Felix.
Fonte: Na Mídia Assessoria
◄ Leia outras notícias