Capacitação

Mais de 100 jovens aprendizes iniciam cursos profissionalizantes em três cidades do Triângulo Mineiro

Projeto Jovem Aprendiz oferece oportunidades de ingresso no mercado de trabalho em Uberaba, Limeira do Oeste e Canápolis


Publicado em: 25/10/2021 às 08:20hs

Mais de 100 jovens aprendizes iniciam cursos profissionalizantes em três cidades do Triângulo Mineiro

A entrada no mercado de trabalho sempre foi um grande desafio para os jovens. A pandemia de Covid-19 e a consequente queda da atividade econômica fizeram crescer essa dificuldade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as taxas de desocupação entre os brasileiros de 14 a 17 anos e de 18 a 24 anos no terceiro trimestre de 2020 foram, respectivamente, de 44,2% e 31,4%.

Na contramão desse cenário, um projeto da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) está contribuindo para o ingresso desse público no mercado.

Engajada na capacitação profissional de jovens, a empresa está ofertando cursos profissionalizantes nas cidades de Uberaba, Canápolis e Limeira do Oeste (MG), e a expectativa é que o projeto Jovem Aprendiz CMAA 2021 forme mais de 100 alunos até o próximo ano. 

Destinadas a formar jovens profissionais para áreas de grande demanda no mercado industrial e agrícola, as aulas são realizadas em parceria e por meio do Senai, Senar e Fundação Maçônica Manoel dos Santos. O projeto conta com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limeira do Oeste, o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canápolis.

"A oferta de capacitações é uma excelente forma de contribuir para a sociedade e, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento do setor e do mercado de trabalho. Com estes cursos, os alunos já saem preparados para atuar na agroindústria, representando uma ótima oportunidade para o início das suas carreiras", comenta o CFO da CMAA, Jeferson Degaspari. 

Nas três cidades, a CMAA oferece o curso de Mecanização Agrícola. Além disso, duas das unidades da usina disponibilizam capacitações em diferentes áreas: na unidade Vale do Tijuco, em Uberaba, o projeto comanda turmas de Aprendizagem Industrial em Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica e Aprendiz Empreendedor – Arco Administrativo; já em Limeira do Oeste, a unidade Vale do Pontal concentra o curso de Auxiliar Administrativo Financeiro. 

"No total, são seis turmas de jovens aprendizes, totalizando 103 alunos que estão sendo preparados para atuar diretamente no mercado logo após a formatura. Dessa forma, a  CMAA não apenas cumpre a sua obrigação legal, mas contribui de forma efetiva para o desenvolvimento da sociedade, investindo na criação de oportunidades aos jovens e construindo os alicerces para o futuro do setor sucroalcooleiro, da indústria e da agricultura como um todo", ressalta a Supervisora de Desenvolvimento Organizacional da companhia, Daniela Felix.

Fonte: Na Mídia Assessoria

◄ Leia outras notícias