Publicado em: 06/04/2023 às 07:20hs
A Kemin, fabricante global de ingredientes, tem como um dos pilares compartilhar conhecimento e boas práticas para alavancar cada vez mais o agronegócio. Um desses exemplos é o programa Fábrica em Foco. Iniciado em 2018 quando a empresa identificou que a alta rotatividade e muitas vezes a falta de conhecimento técnico de grande parte dos funcionários operacionais de fábricas de ração poderia impactar a qualidade do produto acabado e a rentabilidade do negócio, o programa visa garantir a produção de ração com mais rentabilidade através de processos de produção eficazes, com alto nível de produtividade, com baixo custo e risco, sem deixar de lado a qualidade.
A multinacional visita centenas de fábricas de diversos perfis todos os anos, desde fábricas pequenas até fábricas grandes, desde clientes com baixo nível de tecnificação até fábricas com alto nível de tecnificação. Muitos desses clientes tinham bons exemplos a compartilhar e enfrentam gargalos em comum. E neste primeiro trimestre de 2023, a Kemim capacitou os colaboradores da LAR Cooperativa Agroindustrial, uma associação cooperativista brasileira, ligada ao agronegócio, com sede no município paranaense de Medianeira. Com quase 26 mil trabalhadores e quase 13 mil associados, é a terceira maior cooperativa do Paraná e no Brasil a maior cooperativa do agronegócio na geração de empregos
“A proposta é estreitar a relação de parceria com os clientes e estar mais presente na rotina e realidade das fábricas. Tudo pode ser melhorado, inclusive a eficiência dos processos de produção de ração. Para isso, os clientes do Programa millSMART (programa de pré-condicionamento da Kemin), têm acesso a uma grande diversidade de módulos de treinamentos técnicos para as equipes operacionais da produção, em assuntos de interesse da indústria, sem custo adicional”, detalhou Natália Vicentini, gerente de marketing da Kemin.
O treinamento para LAR Cooperativa Agroindustrial foi totalmente customizado para esta ação do Fábrica em Foco, falou sobre contaminações Cruzadas em Fábrica de Rações e foi aplicado em todas as 6 plantas da cooperativa, localizadas em diferentes cidades do Paraná. Os cortes de frango da cooperativa LAR estão habilitados para chegar em mais de 80 países, pela América, Europa, Ásia e países árabes. Após a conclusão da capacitação, são emitidos certificados exclusivos que podem ser utilizados inclusive como horas de treinamento interno, como exigência do Ministério da Agricultura.
Com mais de 3 anos de existência, o programa já atingiu mais de 1100 pessoas treinadas, mais de 60 turmas, 7 Estados, com mais de 15 temas e diversos palestrantes dentro da Kemin. Durante a pandemia, os treinamentos foram ministrados de maneira virtual, e hoje existe como opção o formato híbrido, conforme preferência da fábrica.
“Sabemos que na ausência de algum tipo de treinamento, o meio de trabalho é frequentemente caracterizado por: Alta incidência de acidentes, desperdício de recursos, ineficiência e desengajamento. Sentimos que hoje contribuímos ativamente no negócio com esse serviço”, finalizou a gerente.
Fonte: Kemin Industries
◄ Leia outras notícias