Publicado em: 07/10/2021 às 08:40hs
A capacitação destina-se, especialmente, para técnicos agropecuários e produtores rurais de todos os estados do Brasil, numa estimativa de aproximadamente 1.500 pessoas, que vão receber informações atualizadas sobre a irrigação da bananeira, que é uma cultura altamente exigente em água. A necessidade pode variar de 8 mil a 15 mil m3 de água/ciclo, a depender da variedade e das condições climáticas do local.
Ao final do curso, os participantes devem ser capazes de determinar a quantidade racional diária de água para a cultura nas diferentes fases do seu ciclo, de forma a otimizar a eficiência de uso de água na irrigação. O curso é composto por dois módulos: Fundamentação teórica e Recursos tecnológicos disponíveis para a determinação das necessidades hídricas da bananeira.
Autoinstrucional, o curso exibe o conteúdo sem tutoria e em videoaulas, apresentações e livros salvos em PDF e material complementar disponibilizado em links. Haverá aplicação de avaliação de aprendizagem (questões objetivas de múltipla escolha), que deve ser preenchida após conclusão das aulas e leitura do material complementar.
Este é o segundo curso on-line que a Embrapa Mandioca e Fruticultura oferece pela plataforma e-Campo e está ligado ao primeiro, Métodos e Sistemas de Irrigação para Bananeira – também ministrado por Eugenio Coelho –, disponível desde dezembro de 2020. Um terceiro vai ser oferecido em 2022.
Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura
◄ Leia outras notícias