Capacitação

Instrutores de cinco Estados difundem assistência técnica e gerencial do SENAR em todo o Brasil

A metodologia é essencial para multiplicar o sucesso do agronegócio


Publicado em: 28/05/2015 às 13:00hs

Instrutores de cinco Estados difundem assistência técnica e gerencial do SENAR em todo o Brasil

A primeira equipe de instrutores na metodologia de assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) começou a ser preparada nesta segunda-feira (25/5) em uma reunião na sede do SENAR, em Brasília. O grupo é formado por representantes de cinco regionais: Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás.

Os participantes foram escolhidos entre os 250 multiplicadores que concluíram o curso Gestão Técnica e Econômica de Propriedades Rurais, com ênfase em Projetos de ATER. Agora, além de exercerem essa função, eles também serão responsáveis por treinamentos de atualização da metodologia da assistência técnica e gerencial voltados aos instrutores, supervisores, coordenadores e técnicos de campo nas regionais, e passarão a atender a grande demanda pela implantação da metodologia nos Estados.

“Não estamos trabalhando apenas um programa, mas sim uma metodologia. Queremos que vocês sejam nossos embaixadores e nos ajudem a difundir esse conceito pelo País. A demanda por assistência técnica é enorme. Temos 900 mil propriedades na classe C e precisamos de 30 mil técnicos de campo para atender somente esse segmento”, destaca o secretário-executivo do SENAR, Daniel Carrara, na abertura da reunião.

Segundo o coordenador do programa de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia do SENAR, Matheus Ferreira Pinto da Silva, os cinco primeiros instrutores serão credenciados junto ao SENAR central para dar suporte e apoio na implementação da metodologia em diferentes cadeias e tecnologias e passarão a atender não somente os seus estados, mas a todas as regionais que manifestarem interesse neste repasse.

A coordenadora de Capacitação Técnica em Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, Janete Lacerda de Almeida, antecipa que a primeira tarefa deles será participar novamente do curso Gestão Técnica e Econômica de Propriedades Rurais, com ênfase em Projetos de ATER, que será realizado entre os dias 15 e 26 de junho. A ideia é que o grupo comece a se preparar para formar outros instrutores na metodologia.

“Eles vão fazer o curso com outra visão. O grupo já tem conhecimento e já havia ministrado treinamentos para técnicos de campo nos seus Estados, mas agora passará a ser responsável pela formação de instrutores e das coordenações locais de assistência técnica e gerencial. Todos precisam estar alinhados e afinados com a metodologia”, declara.

Desafio aceito

Empolgado com o programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR desde a primeira capacitação, o instrutor do SENAR de Santa Catarina Erno Menzel acredita na expansão da metodologia. Para ele, é preciso usar os exemplos de Estados como a Bahia e Mato Grosso do Sul, onde o serviço já é uma realidade, para buscar conhecimentos e reverter as possíveis dificuldades para a implementação do serviço em todo o Brasil.

“Hoje a assistência técnica oferecida quase sempre tem interesse comercial. Outro entrave é que poucos produtores se preocupam com a parte gerencial. É uma questão cultural. Por isso precisamos de metodologia, trabalhar de forma planejada e mostrando os resultados. Só vamos convencer os produtores quando eles tiverem resultados”.

A instrutora do SENAR de Sergipe, Camila Xavier Costa, ressalta a importância do nivelamento e da definição de uma metodologia única, pois é comum que cada Estado acabe seguindo o programa de uma forma diferente. Agora, ela se considera parte de uma “tropa de elite” e pretende rodar pelo País para promover o programa de assistência técnica do SENAR.

“É comum que as pessoas queiram fazer algumas mudanças, mas não poderemos flexibilizar muito. Seremos balizadores. Temos que pegar as experiências que já estão dando certo e replicar”, analisa ela.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR

◄ Leia outras notícias
/* */ --