Capacitação

Iniciativa 2,4-D leva informação sobre manejo de plantas a agricultores de todo o país

Em parceria com universidades e entidades agrícolas, grupo ministra treinamentos sobre controle de invasoras, que podem ocasionar perdas de até 40% nas lavouras


Publicado em: 09/06/2015 às 12:40hs

Iniciativa 2,4-D leva informação sobre manejo de plantas a agricultores de todo o país

A Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas ADAMA, Atanor, Dow AgroSciences, e Nufarm com o objetivo de gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, percorrerá mais de 65 cidades nas cinco macrorregiões do Brasil, de maio a novembro deste ano, para realizar treinamentos para produtores rurais sobre Manejo de Resistência de Plantas Daninhas & 2,4-D. O novo ciclo de palestras dá continuidade ao programa iniciado em 2014, que contou com cerca de 3,5 mil participantes. “O agricultor brasileiro tem interesse em aprender e adotar práticas que contribuam para a sustentabilidade de sua atividade. Por isso, continuaremos fazendo a ponte entre o campo e a ciência, levando informações técnicas e atualizadas que tragam benefícios para o agronegócio e toda a comunidade”, declara a coordenadora da Iniciativa 2,4-D, Ana Cristina Pinheiro.

Em parceria com entidades como a Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Embrapa Soja, o grupo levará pesquisadores para abordar informações sobre o manejo de resistência de plantas daninhas e o papel dos herbicidas e das boas práticas agrícolas no combate deste problema, além de apresentar aspectos técnicos do 2,4-D, como suas características físico-químicas, situação regulatória, estudos de toxicidade, ecotoxicidade e segurança no campo.

Segundo Mauro Rizzardi, professor doutor da Universidade de Passo Fundo parceiro da Iniciativa 2,4-D, as perdas de produtividade devido à presença de plantas daninhas podem chegar a 40%, se não controladas. Com o controle incorreto, varia entre 5 e 10%. “Uma planta de buva por m² reduz em até 12% a produtividade – ou seja, 6 sacos por hectare, o que equivale a uma perda de 360 reais”, afirma o pesquisador.

Sobre a Iniciativa 2,4-D

A Iniciativa 2,4-D é um grupo formado por representantes das empresas ADAMA, Atanor, Dow AgroSciences e Nufarm, que, com apoio acadêmico, tem como propósito gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, além de apoiar projetos que abordem esta questão, como o Projeto “Acerte o Alvo – evite a deriva na aplicação de agrotóxicos”, realizado no Paraná. O foco é educar o produtor sobre a importância da utilização correta de tecnologias que garantam a qualidade da aplicação dos defensivos agrícolas. O grupo defende que o uso adequado das tecnologias de aplicação e a precaução para evitar a deriva são essenciais para garantir a eficácia e a segurança ambiental na utilização de defensivos agrícolas. A Iniciativa 2,4-D se apresenta como fonte de informação e esclarecimento, que, apoiada por estudos acadêmicos, visa desmistificar o emprego do 2,4-D.

Visite: www.iniciativa24d.com.br

Fonte: MLA Comunicação

◄ Leia outras notícias