Capacitação

Ibraoliva e COI promovem masterclasses exclusivas sobre azeites em Porto Alegre

Eventos voltados a food service e varejo


Publicado em: 02/10/2025 às 14:00hs

Ibraoliva e COI promovem masterclasses exclusivas sobre azeites em Porto Alegre

O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e o Conselho Oleícola Internacional (COI) realizam, nos dias 5 e 6 de outubro, duas masterclasses exclusivas sobre azeites de oliva extra virgens em Porto Alegre. As iniciativas têm como foco profissionais dos setores de alimentação fora do lar e varejo, reunindo especialistas internacionais para discutir qualidade, usos e potencial de mercado do produto.

Programação detalhada

A primeira masterclass, voltada ao food service, ocorrerá no dia 5 de outubro, às 16h, no restaurante Mamma Mia, localizado no Cais Embarcadero, durante o evento Olivas no Cais, que vai de 3 a 5 de outubro.

Já a segunda edição, direcionada ao varejo, será realizada no dia 6 de outubro, também às 16h, na sede da Fecomércio-RS. Ambas as atividades contarão com a participação de renomados especialistas: María Juárez (COI, Espanha), Abderraouf Laajimi (COI, Tunísia), Susana Mattar (Universidad Católica de Cuyo, Argentina) e Ana Claudia Ellis (Universidad de la República, Uruguai).

Objetivo das masterclasses

Segundo o presidente do Ibraoliva, Flávio Obino Filho, o principal objetivo é capacitar supermercadistas e restaurantes sobre as diferenças sensoriais entre o verdadeiro azeite extravirgem e produtos com defeitos comercializados como extravirgens. “Queremos mostrar as diferenças gustativas e os benefícios reais dos azeites produzidos no Brasil em relação aos produtos que não possuem a mesma qualidade sensorial e nutricional”, explica.

Apoio institucional

As masterclasses contam com o apoio de importantes entidades do setor, como a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindiha), o Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros), a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias