Publicado em: 21/05/2015 às 14:10hs
Com o objetivo de reunir os melhores treinadores e criadores do Estado, a Guabi realizou duas palestras: uma sobre “Doma Racional”, realizada pelo proprietário e idealizador da Universidade do Cavalo, Aluisio Marins, e outra sobre “Preparação Física e Nutricional do cavalo atleta”, ministrada pela veterinária e supervisora técnica da Guabi, Claudia Ceola.
A doma racional é uma técnica de ensinamento baseada em gerar confiança entre o cavalo e o homem, sem que seja necessária a utilização de força bruta, ou qualquer tipo de agressão, para se aproximar, cabrestear ou montar o animal pela primeira vez. Carinhos e leves palmadas ao longo do dorso do animal e recompensas após os treinamentos trazem mais segurança e confiança ao animal, como foi demonstrado durante a palestra do domador Aluísio Marins.
Como forma de recompensa para os equinos, a Guabi desenvolveu o Horsecrek (único suplemento alimentar do Brasil em forma de tabletes), com sabor de caramelo, ele tem em sua composição o Triptofano – um aminoácido essencial, utilizado na produção de Serotonina, o Hormônio do bem estar, por isso, pode ser utilizado como anti estresse para os animais.
O cavalo atleta exige uma alimentação correta desde a fase de gestação, onde são oferecidos cuidados nutricionais especiais para a égua, até o nascimento do potro. Durante a doma, o fornecimento de ração varia de acordo com a modalidade esportiva praticada.
Tanto para atividades de explosão ou de resistência, a base alimentar do equino atleta é o volumoso (feno ou capim verde) e sal mineral industrializado para equinos. “O que muda é o tipo de energia (substrato energético) utilizada por cada um deles e a proporção de volumoso e concentrado são diferentes. Isso acontece porque o metabolismo energético degrada vários tipos de substratos (energia) de acordo com o tempo.” ressalta Claudia Ceola.
A Guabi tem uma linha exclusiva de rações para cavalos de alta performance. Para cavalos de explosão, que desempenham uma atividade de curta duração e alta intensidade, a ração deve ser bastante energética, conter maior fonte de energia por carboidrato e 12% de proteína bruta como a Equitage Pólo.
O Equitage Supreme, com 12% de Extrato Etéreo é excelente para equinos que praticam provas de resistência (exercícios de longa duração e intensidade moderada) e precisam de ração com maior quantidade de óleo do que carboidrato em sua composição. Além desses produtos, a linha Equitage dispõe de produtos que variam de acordo com a necessidade do seu equino.
Fonte: LN Comunicação
◄ Leia outras notícias