Capacitação

Goiás amplia ações sustentáveis com projeto de preservação hídrica em Anápolis

Programa Produtor de Água deve beneficiar 100 propriedades e preservar mais de 2 mil hectares até 2029


Publicado em: 07/08/2025 às 13:30hs

Goiás amplia ações sustentáveis com projeto de preservação hídrica em Anápolis
Iniciativa fortalece a sustentabilidade no campo

O Governo de Goiás deu mais um passo rumo à sustentabilidade no meio rural com a adesão ao Programa Produtor de Água de Anápolis (PPA Anápolis). O projeto tem como foco ampliar a oferta e melhorar a qualidade da água por meio de práticas como recuperação da vegetação nativa, conservação do solo e melhorias no saneamento rural.

Ações já em andamento

Até o momento, cerca de 88 hectares já foram contemplados com ações de conservação nas bacias hidrográficas do Ribeirão Piancó, Rio das Antas e Rio Caldas, no município de Anápolis (GO). O programa alia desenvolvimento econômico à proteção ambiental, valorizando o papel do produtor rural como protagonista na preservação dos recursos hídricos.

“É uma ação estruturante que alia produção sustentável, recuperação do Cerrado e garantia de água para o presente e o futuro. Goiás avança mais uma vez na agenda sustentável”, destacou Pedro Leonardo Rezende, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Acordo de cooperação técnica fortalece o projeto

Para consolidar a implementação do programa, será firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre diversas instituições. A parceria pretende impulsionar soluções sustentáveis na gestão hídrica e no desenvolvimento rural, reforçando Goiás como referência em práticas agropecuárias de baixo impacto.

Participam do acordo:

  • Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
  • Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)
  • Emater Goiás
  • Saneago
  • Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente de Anápolis
  • The Nature Conservancy (TNC)
Programa busca garantir segurança hídrica

Criado para enfrentar o risco de déficit hídrico na região — que levou o Governo de Goiás a decretar emergência no abastecimento em 2021 —, o PPA Anápolis contempla bacias estratégicas para a cidade e para o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), polo relevante da economia local.

Metas do programa até 2029

A previsão é beneficiar diretamente 100 propriedades rurais nos próximos anos, com metas ambiciosas:

  • 1.000 hectares de Cerrado conservados
  • 500 hectares restaurados ecologicamente
  • 1.000 hectares com práticas conservacionistas do solo
  • 500 km de estradas rurais readequadas
  • 100 imóveis com sistemas de saneamento básico instalados
Fazenda pioneira já mostra resultados

A Fazenda Três Pontas é uma das propriedades pioneiras no programa. No local, já foram realizadas ações como terraceamento, construção de cacimbas e readequação de estradas vicinais, com foco na redução da erosão, maior infiltração da água no solo e preservação dos mananciais que abastecem a cidade e a indústria.

Apoio técnico e incentivo ao produtor rural

A adesão ao programa é voluntária, e os produtores participantes recebem assistência técnica da Seapa e da Emater Goiás para a elaboração dos Projetos Individuais de Propriedade (PIP), com foco em práticas sustentáveis. Também há possibilidade de incentivo financeiro por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

“O Programa Produtor de Água oferece apoio técnico para que o produtor aplique soluções adequadas à sua realidade e contribua com a recarga dos aquíferos. Mais do que conservar, é garantir água para todos e agregar valor à atividade rural”, explicou Stella Miranda, gerente de Sustentabilidade Agropecuária da Seapa.

A iniciativa reforça o compromisso de Goiás com o desenvolvimento rural sustentável e a preservação dos recursos hídricos, assegurando benefícios ambientais e econômicos tanto para os produtores quanto para a sociedade.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias