Capacitação

Estudantes da área rural são beneficiados com cursos técnicos e profissionalizantes

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec no Senar) disponibiliza, neste mês de agosto, oito cursos gratuitos em várias regiões do território catarinense, com previsão de término para novembro deste ano


Publicado em: 16/08/2013 às 16:40hs

Estudantes da área rural são beneficiados com cursos técnicos e profissionalizantes

A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

Na região meio oeste do Estado, começaram neste mês no CRAS de Lebon Régis duas turmas do curso de artesão de pintura em tecido, com 30 participantes. Também iniciou o curso artesão em bordado à mão, para 15 participantes. E teve início o curso de bovinocultor de leite, para 15 participantes.

Para o mês de setembro, no mesmo local, está previsto para o dia 9 o início do curso de artesão em bordado à mão, para 15 participantes. No mês de outubro, também no CRAS de Lebon Régis, está previsto para o dia 14 o início do curso artesão em bordado à mão, com 15 vagas. 

No oeste, de acordo com a gestora do Pronatec no Senar em Santa Catarina, Gisele Kraieski Knabben, começa na próxima segunda-feira (19), o curso avicultor, na E.E.B. Cordilheira Alta, para 15 estudantes.

No extremo oeste iniciaram neste mês duas novas turmas do curso auxiliar administrativo, na E.E.B. Cardeal Arco Verde do município de São Carlos, uma no turno matutino e outra no vespertino, totalizando 30 vagas. 

A região sul foi contemplada com o curso de domador de cavalos, no Haras Lagoa da Serra no município de Araranguá, com a participação de 15 estudantes.

PROGRAMA

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, realça que o intuito do Pronatec no Senar é atingir os jovens e capacitá-los para que possam agregar conhecimentos sobre atividades que contribuirão para o aumento da renda familiar. “Desta maneira, permanecerão no campo motivados”, complementa.

Atualmente, a sucessão familiar é uma das maiores preocupações do Senar/SC e da Faesc. “Muitos pais ficam sozinhos na propriedade e não conseguem mão de obra para auxiliar nas atividades enquanto os filhos sofrem em busca de oportunidades nos grandes centros. Precisamos mudar essa realidade e o caminho é a profissionalização do campo”, assinala o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.

Os alunos interessados em participar do programa devem procurar a direção da escola onde estudam. Outras informações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone (48) 3333-0322.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias