Publicado em: 24/03/2014 às 09:10hs
Resultado de um desejo antigo das duas instituições, o convênio representa a oportunidade de complementação do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o crescimento profissional do aluno e para a formação de novos profissionais credenciados ao SENAR.
De acordo com o superintendente do SENAR MINAS, Antônio do Carmo Neves, a gestão do agronegócio e a mecanização apresentam mudanças significativas devido à modernização da agropecuária e origina grande demanda por capacitações do SENAR em todo o estado. Paralelamente, no entanto, encontrar mão de obra qualificada nessa área também tem sido difícil.
Antônio do Carmo destacou ainda que o convênio, mais do que proporcionar benefícios para o SENAR e para a UFV, oferece ótima oportunidade para o aluno. “Ganhamos profissionais capacitados para atuar em cursos com grande demanda: o aluno pode ampliar a sua formação e tem a possibilidade de se inserir no mercado de trabalho logo após a formatura”, explicou. A expectativa é de que o convênio apresente bons resultados e impulsione novas articulações com diferentes departamentos da UFV e com outras instituições de ensino. Os selecionados terão direito a uma bolsa.
Para o professor do departamento de Engenharia Agrícola da UFV e coordenador da disciplina “Estágio Curricular Obrigatório”, Domingos Sárvio Magalhães Valente, a área de mecanização agrícola carece de mão de obra especializada e os estudantes da UFV estão isolados do mercado agropecuário. “O aluno irá conviver de perto com o produtor rural e irá entender na prática os problemas mostrados na teoria. O estágio também irá instigar o interesse deles pelo assunto, além de melhorar a sua formação e facilitar a inserção no mercado de trabalho”, comentou. Ele ainda frisou que torce para que a oferta de estágios se expanda para outras áreas, como meio ambiente e de hidrologia, por exemplo.
Estágio na prática
Mecanização
Nº de vagas: 30
Alunos dos cursos: Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental
Pré-requisito: estar cursando, no mínimo, oitavo período
Período: segundo semestre de 2014
Treinamento metodológico: 40 horas (Viçosa)
Treinamento em Mecanização Agrícola: 240 horas (Embrapa - Sete Lagoas)
Gestão do Agronegócio
Nº de vagas: 20
Alunos dos cursos: Agronegócio
Pré-requisito: estar cursando, no mínimo, oitavo período
Período: segundo semestre de 2014
Treinamento metodológico: 40 horas (Viçosa)
Treinamento em Gestão do Agronegócio: 190 horas (Viçosa)
As inscrições vão até 30 de abril. Após a capacitação, os estagiários terão que ministrar parte de um treinamento, atuando com acompanhamento de um instrutor credenciado e de um supervisor do SENAR MINAS. O desempenho deles será avaliado e os aprovados realizam um treinamento com no mínimo 50% do tempo de supervisão. E, se for do interesse do aluno, ele pode solicitar credenciamento junto ao SENAR após se formar.
Mais informações nas secretarias de graduação do DER e do DEA/UFV.
Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS
◄ Leia outras notícias