Capacitação

Espírito Santo inicia curso de qualificação para suinocultores via PNDS

Manutenção de granja suína é o primeiro modulo de capacitação para os produtores capixabas junto ao Senar/ES


Publicado em: 09/04/2012 às 10:40hs

Espírito Santo inicia curso de qualificação para suinocultores via PNDS

Produtores, colaboradores e gerentes de granjas suínas capixabas iniciaram no dia 23 de março o curso de Qualificação Profissional em Suinocultura, a primeira ação para o setor de produção do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) no estado em 2012. A capacitação, promovida pela Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Sebrae/ES, é fruto de uma elaboração de novos cursos modulares para a suinocultura, em parceria com o Senar Nacional. Para levar conhecimento atualizado aos produtores capixabas, os instrutores passaram por um treinamento com profissionais da Integrall Consultoria, que elaboraram apostilas técnicas atualizadas para maior efetividade da ação.

Até o final do ciclo serão realizados seis módulos de aprendizagem. Essa primeira etapa contou com 17 participantes e abordou o tema “Manutenção de Granja Suína”. O curso é realizado na granja escola de suínos do campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) de Alegre, no sul do Estado.

As orientações teóricas e práticas foram ministradas pelo instrutor do Senar, Olavo Lyra, que abordou a realidade da suinocultura no país, a importância do planejamento da atividade, além de procedimentos de higiene, limpeza, biosseguridade e controle de pragas que contribuem para um bom estado sanitário dos plantéis e evitam a ocorrência de doenças. “O treinamento superou minhas expectativas, pois apesar de serem temas do cotidiano, é importante conhecermos a realidade de outras granjas, trocar experiências e buscar um aprimoramento profissional”, enfatiza a produtora de suínos, Juliana Meroto.

O coordenador de formação profissional do Senar/ES, Fabrício Gobbo Ferreira, explica que os instrutores foram capacitados e treinados por meio do Senar Nacional sobre as atuais práticas de manejo e gestão. “Os participantes receberam durante o programa orientações sobre todo o processo produtivo da granja, o que permitirá aos suinocultores e colaboradores melhorarem o desempenho da atividade e corrigirem possíveis falhas na produção“, destaca.

Segundo a coordenadora técnica da ASES, Aline Nitz, o investimento em capacitação do produtor é uma das prioridades da entidade neste ano. “O PNDS no Espírito Santo em 2012 trabalhará junto ao produtor trazendo qualificação e novas tecnologias, estimulando o desenvolvimento sustentável da atividade”, diz.

Para o superintendente do Senar/ES, Neuzedino Assis, o programa de qualificação é uma ótima oportunidade de aperfeiçoamento para o produtor. “Após o curso acreditamos que o produtor terá condições de melhorar o manejo e a gestão da atividade, melhorar a produtividade e a renda familiar e oferecer ao consumidor cada vez mais produtos de qualidade”, encerra.

Os produtores e seus colaboradores receberam treinamento gratuito via Senar/ ES, com conteúdo didático, como apostilas e aulas padronizadas com a mais alta tecnologia. “É a oportunidade de aprimorar gestão e qualidade, sempre. O PNDS vem sendo capaz de unir a demanda após ter ajustado junto a esses parceiros de peso a melhor oferta para a produção nacional”, reforça a coordenadora nacional do PNDS Lívia Machado.

O curso

O próximo módulo do treinamento acontecerá no dia 13 de abril no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre, e abordará manejo de reprodução. A capacitação está dividida em seis módulos realizados a cada 21 dias, nas sextas-feiras, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O conteúdo programático inclui manutenção de granja suína, manejo de reprodução, manejo de maternidade, manejo de creche, manejo de terminação e fábrica de ração.

Neste programa o participante se capacita em todos os módulos e recebe um certificado de qualificação profissional em suinocultura emitido pelo Senar.

Fonte: Comunicação ABCS

◄ Leia outras notícias