Capacitação

Entidade de formação profissional da Colômbia quer parceria com SENAR

Para capacitações nas áreas de assistência técnica e extensão rural


Publicado em: 26/09/2014 às 07:40hs

Entidade de formação profissional da Colômbia quer parceria com SENAR

O fortalecimento do setor agropecuário da Colômbia trouxe ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) nesta terça-feira (23), a assessora de Relações Internacionais do SENA – Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia para uma reunião sobre novas parcerias em 2015. Angela Galeano mostrou interesse nos projetos de assistência técnica e extensão rural e capacitação de jovens do SENAR e apresentou a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR (DEPPS), Andréa Barbosa, o novo projeto da entidade, o Agro SENA, que pretende qualificar 18 mil produtores colombianos no período de quatro anos.

“Setenta por cento do que é consumido na Colômbia vem dos pequenos produtores. Percebemos que eles não têm conseguido competir no mercado interno, por isso precisamos capacitá-los mais, daí nosso interesse no trabalho desenvolvido pelo SENAR. Queremos ampliar nossa área agrícola, mas para isso, será necessário formar profissionais que possam dar assistência ao produtor rural”, revela a assessora do SENA.

A chefe do DEPPS, Andréa Barbosa, afirma que o SENAR já enviou um termo de cooperação técnica para o SENA e que agora é necessário a elaboração dos planos de trabalho de acordo com as áreas técnicas de interesse das duas entidades. Andréa sugeriu à Angela Galeano a visita ao Brasil de técnicos do SENA para acompanhar e conhecer o trabalho do SENAR no campo. “Podemos contribuir com a formação dos instrutores do SENA atualizando-os, além de passarmos nossa experiência e tecnologia dos treinamentos, que acredito também serem adequadas à Colômbia”, destaca Andréa.

Sobre a assistência técnica, Angela Galeano afirmou ainda que o SENA tem interesse na metodologia usada pelo SENAR. “Como ainda não temos esse profissional, não temos uma metodologia própria. Por isso, gostaríamos também, de receber um suporte pedagógico do SENAR nesse quesito. Queremos conhecer a realidade do Brasil e visitas técnicas às propriedades poderão nos ajudar nisso.” As produções de mandioca e borracha são exemplos de setores que necessitam de capacitação na Colômbia, ressaltou a assessora do SENA.

O Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia é uma entidade que atua nos moldes do SENAR e SENAI, voltada para formação profissional urbana e rural. Recentemente, passou a atuar também no setor de empreendedorismo.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR

◄ Leia outras notícias