Capacitação

Encontro Abraves/MG tem palestra sobre "resposta imune nos leitões de baixa viabilidade"

Professor Dr. Luiz Felipe Caron, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi o convidado para tratar sobre o assunto


Publicado em: 09/07/2015 às 09:00hs

Encontro Abraves/MG tem palestra sobre "resposta imune nos leitões de baixa viabilidade"

O XIX Encontro Técnico da Abraves/MG, que tem como sede a Assuvap/Coosuiponte, no município de Ponte Nova - MG, já tem confirmado o professor Dr. Luiz Felipe Caron, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para ministrar a palestra sobre "a resposta imune nos leitões de baixa viabilidade". A apresentação, que acontece na manhã de 09/7, reúne especialistas, estudantes e produtores, e permite a troca de informações sobre as principais novidades no âmbito científico.

Segundo afirma o professor, o Encontro Abraves/MG é uma excelente oportunidade para discussão do tema. "Poderá abordar conceitos atuais de forma simples, para que possamos aplicar no dia a dia, ferramentas úteis para compensar as ocorrências destes leitões e do fraco desempenho em algumas situações", assegurou.

Visando o desenvolvimento da suinocultura na região, o evento traz aos profissionais do setor novas ideias sobre leitões de baixa viabilidade. "A palestra irá tratar do sistema imune do suíno e dos pontos atuais referentes a monitoria que dispomos para avaliar o potencial imune destes animais, antes dos desafios e não após os mesmos, quando fatores de correção poderão ser tardios," adiantou Luiz Caron.

O professor destacou ainda, a importância para o produtor em entender os impactos do atraso de crescimento nos animais, para que a qualidade do ambiente na granja não seja comprometida. "Quando tratamos de animais de baixa viabilidade, estamos inferindo que estes terão maior atraso no crescimento e maior desuniformidade na leitegada. Como a resposta imune sempre tem prioridade durante períodos críticos, é importante entender qual o impacto desta desuniformidade na resposta ao longo da vida produtiva deste animal, pois estas possíveis falhas podem comprometer a qualidade do ambiente e aumentar a pressão de infecção em médio prazo, ao mesmo tempo em que imputa ao animal um maior custo imune com pior conversão alimentar", concluiu Luiz Caron.

Inscrições

As inscrições para o XIX Encontro Técnico da Abraves/MG ainda estão abertas! Para sua confirmação, será necessário o envio do comprovante de pagamento junto aos dados do participante (nome, CPF e profissão) para o e-mail: evento@assuvap.com.br.

Fonte: Assuvap

◄ Leia outras notícias
/* */ --