Capacitação

Encontro Abraves/MG bate recorde de público, em Ponte Nova

Cerca de 120 pessoas estiveram presentes no evento, sediado pela Assuvap, nesta quinta-feira


Publicado em: 14/07/2015 às 08:45hs

Encontro Abraves/MG bate recorde de público, em Ponte Nova

O XIX Encontro Técnico da Abraves/MG, promovido pela Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (ABRAVES), reuniu, em 09/7, um público recorde na sede da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), em Ponte Nova - MG. O evento contou com a participação de estudantes, pesquisadores e profissionais do setor e permitiu a troca de informações sobre as principais novidades no âmbito científico.

Consagrado como um importante evento da suinocultura no estado, o Encontro Abraves/MG, em parceria com a Assuvap, levou aos mais de 120 participantes, atualizações técnicas para contribuir com o desenvolvimento da suinocultura na região.

A coordenadora do Encontro, Fernanda Almeida, classificou o evento como "um sucesso". Para ela, o contato entre os profissionais é fundamental para o aprimoramento e desenvolvimento do setor. "O evento cumpriu nosso objetivo principal, que é trazer conhecimento para o produtor", concluiu Fernanda, que também é médica veterinária e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A Presidente da Abraves Nacional, Luren Ventura, prestigiou o Encontro e exaltou a excelência em conteúdo. "Atingimos o objetivo. A transferência de conhecimentos em uma região tão influente na suinocultura do país é muito importante para o crescimento do setor", avaliou.

Com a temática "Leitão de baixa viabilidade: uma visão além do alcance", professores de renome nacional ministraram palestras, seguidas por debates sobre o assunto, e promoveram o contato entre o mundo acadêmico e o dia-a-dia dentro das granjas. Segundo Fernanda Almeida, essa troca de informações foi imprescindível para o sucesso do evento. "Os estudantes têm a base teórica, mas o contato com os produtores faz com que adquiram a vivência com a realidade da suinocultura", completou.

O Evento

Além do sucesso de público e alinhamento do setor, a qualidade do conteúdo chamou a atenção. Dentro do tema proposto, quatro palestras foram realizadas. A primeira, logo após a abertura oficial do Encontro, foi sobre a "Origem da variação do peso ao nascer - Um novo olhar para o período pré-cobertura", ministrada pela professora Fernanda Almeida.

A palestra versou sobre o manejo nutricional durante o período que antecede a cobertura, enfatizando seu efeito sobre o desenvolvimento de folículos ovarianos e o desenvolvimento embrionário subsequente.

Mais tarde o professor Dr. Luiz Felipe Caron, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ministrou a palestra sobre "A resposta imune nos leitões de baixa viabilidade", tratando do sistema imune do suíno e seguido por um debate, que possibilitou a participação do público.

No período da tarde, após a pausa para almoço, o professor Dr. Geraldo Alberton, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), reiniciou as atividades ministrando a palestra "Estamos aproveitando adequadamente a proteção do colostro?". O evento tratou, entre outros conceitos técnicos, sobre a importância da formação da microbiota dos leitões na fase em que a proteção via colostro ainda está elevada.

A última palestra foi sobre "Fatores correlacionados ao desempenho do leitão do nascimento ao abate", ministrada pelo Dr. Everson Zotti, Gerente Técnico e Comercial da Sanphar Saúde Animal. Em seguida pela Mesa Redonda "Viabilidade econômica de leitões pequenos ao nascimento", onde os palestrantes e técnicos debateram sobre o tema e elaboram as considerações finais.

Fonte: Assuvap

◄ Leia outras notícias