Capacitação

Embrapa treina técnicos moçambicanos na identificação de ácaros e insetos

Curso faz parte do projeto Pró-Savana em prol do desenvolvimento agrícola de Moçambique


Publicado em: 09/05/2013 às 14:50hs

Embrapa treina técnicos moçambicanos na identificação de ácaros e insetos

Três técnicos de Moçambique, África, participam do Curso “Coleta, preservação e reconhecimento de insetos e ácaros em agroecossistemas” promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, no período de 6 a 16 de maio, em Brasília, DF. O curso faz parte do Projeto Pró-Savana, realizado em parceria entre a Embrapa e o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.

A República de Moçambique, situada na costa oriental da África Austral, está entre as dez piores nações no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e tem PIB equivalente ao do estado do Piauí. O projeto Pró-Savana tem como uma de suas metas aumentar a produtividade agrícola de Moçambique e envolve várias ações em cooperação com diferentes instituições de pesquisa brasileiras.

O curso, coordenado pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Norton Pólo Benito, é uma dessas ações e tem como objetivo treinar os técnicos moçambicanos na coleta, preservação e reconhecimento de insetos e ácaros. Os técnicos participantes foram selecionados pelo Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).

O conteúdo programático conta com aulas teóricas e práticas. Na parte teórica, os participantes estão sendo treinados na identificação de diferentes tipos de ácaros de importância econômica para os agroecossistemas, como, por exemplo: plantícolas, associados a produtos armazenados e predadores. Em relação a insetos, o objetivo é capacitar os técnicos africanos na identificação, coleta e conservação de diferentes espécies de relevância para a agricultura, envolvendo aquelas que atuam como pragas para culturas agrícolas e outras que podem ser utilizadas no controle biológico.

As aulas práticas estão sendo realizadas nos laboratórios da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF) e visam treiná-los em técnicas de: coleta e extração de insetos e ácaros em culturas agrícolas do cerrado; reconhecimento de famílias e visualização de caracteres taxonômicos, entre outras.

Participam também como instrutores os pesquisadores e analistas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: Marcelo Lopes da Silva, Denise Navia Magalhães Ferreira, Renata Santos de Mendonça, Francisco Ferragut e Helouise Montandon de Carvalho Rocha.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

◄ Leia outras notícias