Publicado em: 25/02/2014 às 15:10hs
Apesar dessas vantagens, é notório que os sistemas de exploração, tanto nas áreas de cerrado quanto nas áreas de mata, ainda apresentam baixa adoção de tecnologia, manejo inadequado, limitação de fertilidade do solo e incidência de pragas.
Por esse motivo, a Embrapa Roraima realizará nesta quarta-feira (26) um Dia de Campo sobre o manejo da cultura da melancia e potencialidades para o consórcio com a mandioca. O evento acontece no Campo Experimental Água Boa, das 8h às 12h, e é voltado para produtores, técnicos e estudantes. A Embrapa fornecerá transporte para o evento, disponibilizando um ônibus que sairá da frente do Hotel Aipana, na Praça do Centro Cívico, às 7h30.
Segundo o pesquisador e organizador do Dia de Campo, Roberto Dantas, durante o evento serão analisados os resultados obtidos em anos de pesquisa. “Teremos palestras e demonstrações práticas que mostrarão aos estudantes e produtores as melhores maneiras de fazer a adubação e a aplicação de nutrientes”.
Uma novidade este ano é a pesquisa da melancia em consórcio com a mandioca, que surge como uma alternativa para diversificar a produção e ter um melhor uso da terra. Isso porque o ciclo da melancia varia de 2 a 3 meses, e durante o período que não houver produção da fruta o agricultor terá renda extra com o cultivo da mandioca. A Embrapa obteve resultados positivos nos experimentos feitos no Campo Experimental Água Boa, que serão mostrados e discutidos durante o evento.
Fonte: Embrapa Roraima
◄ Leia outras notícias