Publicado em: 17/07/2013 às 15:00hs
O curso tem como foco a formação de profissionais aptos a atenderem demandas da Amazônia por inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável da região.
O coordenador do curso, professor Emanuel Souza, explica que o programa está estruturado na área de concentração “Biodiversidade amazônica e agricultura sustentável”, pelo entendimento de que o progresso sustentável da Amazônia é dependente de uma visão multidisciplinar das especificidades regionais.
O curso contemplará duas linhas de pesquisa: “Prospecção de produtos da biodiversidade, utilização racional dos recursos naturais e riscos à sustentabilidade do bioma amazônico” e “Estudos das inter-relações nos sistemas de produção animal e vegetal no bioma amazônico”.
Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, Alexandre Passos, a Empresa é pioneira em diversas linhas de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção animal e vegetal no bioma amazônico. Nesse sentido, o mestrado terá como foco o desenvolvimento sustentável da região por meio da prospecção e utilização racional da biodiversidade existente. “Além disso, o curso visa à construção do conhecimento e de tecnologias agrícolas que contribuam para o avanço da fronteira do conhecimento e a incorporação de tecnologias emergentes e apropriadas para a Amazônia”, destaca.
A parceria na criação do mestrado proporciona a formação de profissionais competentes na área de ciências ambientais, que poderão desenvolver trabalhos de pesquisa aproveitando a infraestrutura, o corpo docente e os orientadores das duas instituições.
O período de inscrições e outros detalhes sobre a seleção serão divulgados em breve. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico http://www.pgca.unir.br.
Fonte: Embrapa Rondônia
◄ Leia outras notícias