Agricultores do município de Caseiros tiveram aula teórica e prática sobre a elaboração de vinhos artesanais, na última segunda-feira (06/02). O curso, organizado pela Emater/RS-Ascar, juntamente com a prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura, e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, aconteceu na propriedade de Leonildo Tessaro, na localidade de Linha Massocatto, com a participação de 14 produtores de vinhos.
No turno da manhã, o instrutor e técnico da Emater/RS-Ascar do município de David Canabarro, Darcy Pretto, abordou temas como qualidade da uva, limpeza de recipientes e embalagens, métodos de processamento, higiene na elaboração e cuidados para se obter um bom vinho. À tarde foi realizada a prática de fabricação de vinhos, com orientações sobre as dosagens corretas e adições de produtos necessários para que se obtenha um bom vinho.
No final do evento foi feita a visita ao parreiral de Leonildo Tessaro, onde o técnico da Emater/RS-Ascar de Caseiros, Dartanhã Luiz Vecchi, explanou sobre pragas e doenças nas videiras. Ele também orientou sobre a poda verde, visando assim melhorar a maturação e a qualidade das uvas. O evento, de acordo com Vecchi, teve os objetivos de qualificar a produção de vinhos coloniais artesanais do município, bem como resgatar a cultura existente no município.