Publicado em: 10/10/2022 às 13:00hs
A ovinocultura sempre foi uma atividade de grande importância econômica e de tradição para o Rio Grande do Sul, que chegou a ter um rebanho ovino de 16 milhões de cabeças. Porém, a crise que se estabeleceu no Estado nos anos 80 e 90 devido à concorrência das fibras sintéticas, provocou uma redução de investimentos no setor primário, tanto na agricultura como na pecuária, e os pecuaristas diminuíram os criatórios.
Atualmente, o Estado continua sendo um dos principais produtores de ovinos do Brasil, possuindo em torno de 3 milhões de cabeças e cerca de 46 mil propriedades cadastradas, localizadas principalmente na Metade Sul do Estado. A maioria dos produtores dedica-se à produção de carne, mas a produção de lã não foi esquecida e também contribui com a renda das propriedades.
A integração do jovem e a valorização da lã ovina por meio da produção de artesanato são os principais objetivos do Segundo Seminário da Lã para a Juventude, que será promovido em conjunto pela Emater/Ascar de Lavras do Sul, Instituto Estadual de Educação Dr Bulcão e Associação de Artesãos Tecelagem Lavrense, no dia 3 de novembro. A atividade será realizada das 8h às 12h, na pista de remates do Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, do Sindicato Rural de Lavras do Sul, dentro da programação do Universo Pecuária.
O seminário reunirá diversos segmentos da cadeia produtiva da lã e terá demonstração prática sobre esquila e painéis que discutirão o futuro da ovinocultura de Lavras do Sul e gaúcha, entre outros. “O artesanato em lã pode ser uma excelente oportunidade de negócio e ajudar a manter o jovem empreendedor no campo”, destaca a extensionista rural da Emater/Ascar, Alice Prestes Araldi. Além do seminário, a Emater/Ascar promoverá em seu estande no UP oficinas de patês, terrines, sucos naturais e artesanato em lã.
O Universo Pecuária - Uma parceria do Sindicato Rural e da Prefeitura de Lavras do Sul, o Universo Pecuária será uma feira de negócios e eventos tecnológicos, econômicos, ambientais e culturais. O evento tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae-RS), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e da Cooperativa Tritícola Caçapavana (Cotrisul). É baseado em quatro eixos - “Negócios, finanças verdes e sustentabilidade”, “Educação, cultura e turismo”, “Ciência tecnologia e inovação” e “Políticas, projetos e investimentos”.
Fonte: Emater/RS
◄ Leia outras notícias