Publicado em: 20/04/2015 às 12:20hs
A retomada das discussões em torno da educação do campo no Estado motivou reunião, nesta quinta-feira (16/4/15), na Cidade Administrativa, com a participação de deputados da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O presidente e o vice da comissão, deputados Paulo Lamac (PT) e Douglas Melo (PSC), além do deputado Professor Neivaldo (PT), participaram da primeira reunião da Comissão Permanente de Educação do Campo em Minas Gerais e tiveram a oportunidade de conhecer as diretrizes do setor.
Segundo o deputado Paulo Lamac, a comissão quer fazer parte dessa discussão voltada para educação dos jovens que estão no campo e buscar um resultado à altura da expectativa das pessoas. Ele ressaltou a necessidade de se criar instrumentos para que o jovem se fixe no campo, com uma vida digna. No entanto, ponderou que apenas 10% das escolas estaduais são na zona rural e que é preciso evitar o fechamento das que existem, assim como estimular a criação de novas unidades.
No início da reunião, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, destacou a importância da parceria com a Comissão de Educação da ALMG na retomada do fórum da educação do campo. Segundo ela, o objetivo é buscar o êxito nessa área em Minas Gerais, que hoje tem 332 escolas de educação do campo, que atendem 58.795 alunos dos ensinos fundamental e médio, além de jovens e adultos. As escolas rurais estão presentes hoje em 42 das 47 superintendências regionais de ensino.
A subsecretária de Estado de Desenvolvimento de Educação Básica, Augusta Neves Mendonça, também destacou a importância de retomar as discussões dos anos anteriores e dar continuidade de forma mais propositiva ao debate sobre a educação do campo.
Entre os encaminhamentos da reunião de trabalho, a secretária Macaé Evaristo sugeriu que as diretrizes operacionais da educação do campo sejam organizadas por assuntos, para que possam ser encaminhadas para o Conselho Estadual de Educação. Também sugeriu que a Comissão Permanente de Educação do Campo envie um texto de orientação e estratégicas para os municípios, no intuito de auxiliar aqueles que estão desenvolvendo seus planos municipais de educação.
Na reunião, o deputado Professor Neivaldo destacou sua trajetória na área de educação e disse que espera contribuir de fato para a educação em Minas Gerais.
Criação – A Comissão Permanente de Educação do Campo em Minas Gerais foi criada em abril de 2013 por decreto estadual, com o objetivo de propor diretrizes operacionais para a educação no campo, tendo em vista as especificidades da cultura rural e das populações que residem nessas regiões. As discussões sobre o assunto que deram origem à comissão foram iniciadas em 2012, no I Seminário da Educação do Campo.
Fonte: Assessoria de Imprensa ALMG
◄ Leia outras notícias