Capacitação

DSM realiza viagem técnica com confinadores aos EUA

Com o objetivo de promover troca de experiências sobre processos de confinamento, empresa proporcionou a um grupo de 25 clientes visitas a diversos centros que são referências mundiais no setor


Publicado em: 17/06/2014 às 07:00hs

DSM realiza viagem técnica com confinadores aos EUA

A DSM (http://www.tortuga.com.br/), empresa de nutrição animal e detentora da marca Tortuga para ruminantes com a exclusiva tecnologia dos minerais orgânicos, promoveu, entre os dias 31 de março e 06 de abril de 2014, uma viagem à cidade de Amarillo, no estado do Texas (EUA), com um grupo de 20 clientes confinadores. O objetivo principal da iniciativa foi a visitação de grandes projetos de confinamento de bovinos de corte no país. A viagem coincidiu com o bom momento da atividade naquele mercado, que acaba de registrar, após 20 anos, um dos melhores resultados de sua história. Fatores como a valorização do boi gordo, queda no preço do milho e a oferta de bezerros a preços mais acessíveis, foram determinantes para esse resultado.

Ao todo, o grupo percorreu 1.500 km utilizando o transporte rodoviário em região desértica onde, em média, chove apenas 300 mm por ano. Logo na chegada, o grupo de produtores rurais teve a oportunidade de conhecer o tradicional centro de confinamento do JBS Five Rivers, localizado a apenas algumas milhas de Hartley, Texas. Operando desde 1972, esse centro possui grande tradição e expertise na produção de bovinos de corte confinados.

Nesse espaço, onde são confinados cerca de 162 mil animais por ano, os produtores puderam acompanhar cada etapa do processo de produção animal, como manejo ambiental, fábrica de ração, instalações e o processo de alimentação animal.

“Sem dúvida essa viagem foi muito útil aos confinadores participantes, pois foi possível conhecer diversas técnicas novas nas áreas de manejo da alimentação e da sanidade animal”, afirma Marcos Baruselli, zootecnista e gerente nacional de confinamento da DSM. “Como competidor importante no setor, temos o dever de promover o acesso e a melhoria nos processos produtivos dos nossos clientes, inclusive através de viagens como essa”, ressalta.

Nos demais dias, o grupo ainda visitou outros três grandes centros de confinamento de bovinos. Na Texas Tech University, localizado na cidade Lubbock, os produtores assistiram, in loco, a uma aula prática sobre qualidade da carne bovina no Meat Science Laboratory, ministrada por professores especialistas na área. À noite, no mesmo dia, todos participaram de uma degustação de cortes nobres de carne bovina, como T- Bone, Ribeye, entre outros.

“Agradeço a todos que participaram desse encontro técnico no estado do Texas e, em especial, à DSM e à sua equipe. Voltamos dessa viagem com muita informação e conteúdo que, com certeza, servirão de base para a evolução de nossos trabalhos, ajustando-os para a nossa realidade”, afirma Jadersom Blondin Paterno, gerente de produção e orçamento da Agropecuária Santa Mariana.

Outros três centros de confinamento, todos na região de Amarillo, foram visitados - Champion Feeders, Bar G Feedyards e Cactus Feeders. “Para todos os clientes que participaram da viagem, foi de extrema valia conhecer os principais projetos de confinamento no Texas e ainda assistir a aulas práticas sobre qualidade da carne. Pretendemos continuar a promover iniciativas como essa”, diz Baruselli.

Fonte: FirstCom Comunicação

◄ Leia outras notícias