Publicado em: 25/09/2025 às 13:30hs
O Dia de Campo sobre "Pastagens de Inverno" foi realizado no Parque do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, reunindo inúmeros produtores rurais. A iniciativa foi organizada pelo Sistema Faesc/Senar, pelo Sindicato Rural de Pinhalzinho e pela Cooperativa Regional Itaipu (Cooperitaipu), com foco em tecnologia, prática e cooperação.
Segundo Grasiane Viêra, supervisora regional do Senar/SC, os dias de campo são parte fundamental da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), um dos pilares do Sistema Faesc/Senar no estado. O evento contou com apoio de supervisores e técnicos de campo, além da colaboração direta da Cooperitaipu.
O supervisor técnico da ATeG, Leandro Simioni, destacou que a iniciativa busca fornecer informações confiáveis e inovadoras aos produtores. “Investir em forragem – seja para pré-secados, pastejo ou silagem – pode gerar mais leite, mais carne e, consequentemente, mais renda”, afirmou.
Durante meses de preparo, 34 cultivares de inverno foram implantadas para demonstrar diferenças, ciclos e combinações ideais que garantem planejamento forrageiro e ausência de vazio alimentar ao longo do ano.
O evento contou com palestra do Dr. Daniel Augusto Barreta, que explicou como o manejo correto e a adubação impactam na qualidade das forrageiras e no seu potencial de conversão em leite e carne.
Para Valdecir Reiter, presidente do Sindicato Rural de Pinhalzinho, a diversidade de forrageiras apresentadas enriqueceu o conhecimento dos produtores. “Esse trabalho conjunto com o Sistema Faesc/Senar e a Cooperitaipu mostra a força das parcerias e resultou em um evento de sucesso, com ampla participação da comunidade rural”, comentou.
O supervisor de pecuária leiteira da Cooperitaipu, Lisandro Buriol, destacou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento da atividade leiteira e de corte na região. O presidente da cooperativa, Arno Pandolfo, reforçou que a ATeG oferece um verdadeiro “raio X da propriedade”, fundamental para orientar o produtor, especialmente na cadeia do leite.
O prefeito de Pinhalzinho, Alexandre Beltrame, acrescentou que o encontro complementa os avanços da genética animal com a produção de alimentos mais nutritivos e em maior volume.
A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) vai além do suporte técnico, oferecendo acompanhamento contínuo que amplia produtividade, eficiência e sustentabilidade nas propriedades rurais. Segundo José Zeferino Pedrozo, presidente do Sistema Faesc/Senar, o programa impulsiona a evolução socioeconômica dos produtores e difunde tecnologias e práticas de gestão alinhadas à produção sustentável de alimentos.
A ATeG atende 11 cadeias produtivas em Santa Catarina, incluindo: agroindústria, apicultura, bovinocultura de corte e leite, fruticultura, maricultura, olericultura, ovinocaprinocultura, piscicultura e turismo rural. A iniciativa é coordenada por Paula Coimbra Nunes e acompanhada de perto pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias