Publicidade
Capacitação

Derivados do leite: capacitação em São Ludgero abre alternativas de renda para famílias rurais

Treinamento do Senar/SC aborda produção de queijos e doces de leite, higiene e conservação para agregar valor à matéria-prima nas propriedades


Publicado em: 09/10/2026 às 13:00hs

Derivados do leite: capacitação em São Ludgero abre alternativas de renda para famílias rurais

A produção de queijos e doces de leite pode ampliar as possibilidades de aproveitamento da matéria-prima e de geração de renda nas propriedades rurais. Em São Ludgero, no Sul de Santa Catarina, um treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) reuniu participantes para aperfeiçoar técnicas de elaboração de derivados, com atenção à qualidade e à segurança dos alimentos.

A capacitação foi realizada no Centro Cultural Multiuso, em parceria com o Sindicato Rural de Braço do Norte e a Prefeitura de São Ludgero. Durante dois dias, a programação combinou orientações teóricas e atividades práticas nos períodos da manhã e da tarde.

Tradição familiar ganha novas possibilidades com a qualificação

Entre os participantes estava Julia Lembeck, que há cerca de cinco anos passou a acompanhar mais de perto a produção artesanal de queijos mantida pela família.

Na propriedade de seu pai, Dirlei Lembeck, a mãe, Gelvania Pereira Lembeck, desenvolve a atividade há mais de 35 anos. Inicialmente destinada ao consumo familiar, a produção passou a atender também encomendas de conhecidos.

O interesse em aprimorar esse trabalho levou Julia à sua primeira capacitação do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos Rurais. Segundo ela, o aprendizado sobre diferentes tipos de queijos e doces de leite poderá contribuir para melhorar as técnicas utilizadas em casa e avaliar uma futura atuação no segmento.

Produção de queijos exige cuidados com higiene e armazenamento

Ministrado pela instrutora Simone Burin de Oliveira, prestadora de serviços do Senar/SC, o treinamento abordou técnicas de preparo, higiene, segurança dos alimentos e uso adequado do leite.

Conservação e armazenamento também fizeram parte do conteúdo. Nas atividades práticas, os participantes acompanharam as etapas de produção, compararam métodos e receitas e conheceram cuidados necessários para preservar a qualidade dos derivados.

A proposta foi apresentar possibilidades de transformação do leite em produtos com maior valor agregado, oferecendo às famílias conhecimentos para diversificar as atividades e buscar complementação de renda.

Parceria apoia o desenvolvimento das propriedades rurais

O presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte, Edemar Della Giustina, destacou que os treinamentos contribuem para aperfeiçoar atividades, incorporar técnicas e criar alternativas econômicas no campo.

O prefeito de São Ludgero, Paulo Sérgio Lorenzetti, ressaltou o compromisso do município com a qualificação profissional e a importância da parceria com o Sindicato Rural e o Sistema Faesc/Senar.

Senar/SC prevê mais de 500 treinamentos gratuitos em outubro

A capacitação integra a programação mensal do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos Rurais. Para outubro, estão previstos mais de 500 treinamentos gratuitos em diferentes regiões de Santa Catarina.

As ações abrangem Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), com temas como produção agropecuária, gestão, tecnologia, segurança no trabalho, alimentação, saúde e geração de renda.

Segundo o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, o acesso a conhecimentos aplicáveis à produção e à organização do negócio amplia a autonomia das famílias e auxilia nas decisões dentro das propriedades.

Já o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatizou a importância da atualização profissional para acompanhar as mudanças do mercado e das tecnologias utilizadas na agropecuária.

Como participar dos treinamentos gratuitos

As capacitações são destinadas a produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. A programação pode ser consultada na agenda de treinamentos do Senar/SC. https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/

Informações sobre datas, municípios, disponibilidade de vagas e inscrições também podem ser obtidas nos Sindicatos Rurais.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias