Publicado em: 14/04/2015 às 08:10hs
Em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais de Manhumirim e Alto Jequitibá e prefeituras, foram realizados os cursos de Condutor Ambiental e Empreendendo o Turismo Rural.
Em Durandé, o sindicato de Manhumirim e a prefeitura ofereceram o curso na área de empreendedorismo no final de março. De acordo com o mobilizador Rudson Curcio, a prefeitura tem interesse em explorar o potencial turístico da região. Onze pessoas participaram da capacitação na comunidade Córrego Água Limpa. “Possibilitou não só resgatar e valorizar alguns saberes das comunidades rurais como também estimular as iniciativas locais”, explicou o instrutor Werter Valentim de Moraes.
O município tem como identidade a Festa do Café com Leite (Fecald) e quer se destacar também no turismo. Segundo o instrutor, apesar de Durandé ainda não ter reconhecimento turístico, está se organizando para incentivar o lazer pensando em atender à população. “Iniciativas como essas devem servir de exemplo para que o turismo rural possa ser entendido também como uma ferramenta de comercialização dos produtos locais, não só para turistas, mas para todo tipo de consumidor, seja ele morador ou não no município”, comentou.
Para o proprietário Aurino Emerick, o curso contribuiu para motivá-lo a terminar o restaurante rural a ser inaugurado durante a Fecald. Entre os participantes, também esteve o artesão Camilo Coelho, que irá fazer as lembranças da próxima edição da festa, e a proprietária rural Claudinéia Emerik, que produz queijo artesanal e rapadura com o marido. Ela planeja melhorar os produtos com embalagens e rótulos para atender o turista durante o evento. “Estas iniciativas articuladas dentro do treinamento também poderão dar início a rotas turísticas no município, a serem implantadas com a gestão compartilhada dos agricultores empreendedores locais”, afirmou o instrutor.
Alto Caparaó
Os cursos de Condutor Ambiental e Empreendendo o Turismo Rural, realizados em fevereiro e março no município, possibilitaram retomar o interesse da comunidade rural na criação de uma rota turística do Coração, conforme explicou o instrutor. “O coração é o formato de uma pedra do Parque Nacional do Caparaó. A rota não levará até a pedra, mas chegará perto, nas propriedades rurais dos participantes dos cursos”.
Os cursos foram oferecidos em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Alto Jequitibá e a prefeitura. “Estas iniciativas de gestão participativa e integrativa devem ser aproveitadas para o envolvimento do setor público e privado.”
Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS
◄ Leia outras notícias