Capacitação

Curso mostra tecnologias do Plano ABC para a agricultura sustentável no TO

As novas tecnologias utilizadas no Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC) serão disseminadas durante curso que ocorrerá entre os dias 03 e 05


Publicado em: 03/09/2013 às 08:40hs

Curso mostra tecnologias do Plano ABC para a agricultura sustentável no TO

A capacitação acontecerá no auditório da Embrapa Agricultura e Pesca do Tocantins, na quadra 104 Sul, em Palmas, e é direcionada para técnicos atuantes no setor agropecuário.

Segundo o zootecnista da Embrapa Pedro Alcântara, um dos responsáveis pelo projeto de capacitação, o curso é voltado para os profissionais que serão os multiplicadores das tecnologias, sendo o quarto módulo, com ênfase para a ILPF – Integração Lavoura Pecuária Floresta. “A capacitação segue uma metodologia baseada na teoria e na prática sobre as tecnologias sustentáveis, desta forma, os profissionais terão condições de repassá-las aos produtores”, informou.

Para o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), João Barbosa, este é mais um modulo para capacitar os técnicos que trabalham na assistência técnica e extensão rural, ou seja, especialmente os que estão atuando diretamente com produtores no campo. “A intenção é capacitar os profissionais para garantir uma assistência de qualidade na implantação das tecnologias preconizadas pelo Plano ABC, visando uma produção sustentável, isto é, produzir com menor impacto à natureza”, argumentou.

ABC

O plano ABC tem como objetivo incentivar a adoção de técnicas agrícolas sustentáveis que contribuam para a redução das emissões de gases do efeito estufa e ajudem na preservação dos recursos naturais, aumentando a produção, gerando renda sem comprometer o meio ambiente, visando à qualidade de vida para as próximas gerações. O ABC é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e um programa com ações de adaptação às mudanças climáticas.

O curso é uma iniciativa da Embrapa, em parceria com a Seagro, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituo Federal de Educação e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Cooperativa de Produtores de Pedro Afonso (COAPA), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e o Comitê Gestor Estadual do Plano ABC.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro TO

◄ Leia outras notícias