Capacitação

Curso de Gerentes contribui para capacitar profissionais de suinocultura em Ponte Nova

Evento foi realizado pela Assuvap/Coosuiponte e abordou sobre biosseguridade


Publicado em: 23/09/2015 às 18:30hs

Curso de Gerentes contribui para capacitar profissionais de suinocultura em Ponte Nova

Para colaborar na qualificação e tecnificação da mão-de-obra nas granjas do Vale do Piranga, a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte), em parceria com o Sebrae, realizaram, em 15/9, mais uma edição do Programa de cursos para Gerentes de Granja e Chefes de Setor. O evento aconteceu no município de Ponte Nova, no Espaço Interagir, com o objetivo de capacitar e prestar serviço ao suinocultor.

Sempre marcado pela discussão de temas relevantes para a suinocultura, o curso, que chega ao seu 3º módulo, contou com o Médico Veterinário e consultor da Integrall Soluções em Produção Animal, Iuri Machado, para ministrar a palestra sobre "Biosseguridade". Dezenas de pessoas, entre profissionais e estudantes do setor, marcaram presença no encontro, que contribuiu para direcionar a um processo de educação e reciclagem de fundamentos.

Além de aperfeiçoar e capacitar, o curso também proporcionou uma saudável troca de experiências, de modo que os palestrados puderam obter satisfatórios resultados. "O evento foi muito bom, nos proporcionou bastante aprendizado. É um ganho para a suinocultura", destacou Ernando Viana, funcionário da granja Giardini.

Para a gestora executiva da Assuvap, Paula Gomides, cursos como este são importantes para desenvolver cada vez mais a atividade na região. "A Assuvap trabalha para oferecer todas as condições para uma melhor capacitação do colaborador, contribuindo assim para a tecnicficação do nosso setor", observou. A gestora também reforçou o valor dos parceiros, que possibilitam a realização de eventos e ajudam no fortalecimento setorial. "A Assuvap agradece aos parceiros que apoiam e acreditam no nosso trabalho", ressaltou.

Biosseguridade nas granjas

A biosseguridade pode ser definida como o conjunto de procedimentos efetuados para minimizar a entrada de patógenos numa granja (biosseguridade externa), ou o controle da difusão de doenças presentes no rebanho (biosseguridade interna).

Segundo Iuri Machado, o tema sempre terá importância na suinocultura. "A manutenção da boa saúde dos rebanhos determina menores custos com medicamentos e maior produtividade das granjas. A prevenção, através de medidas de biosseguridade interna e externa, é o caminho mais racional e eficaz para se otimizar a sanidade dos planteis", lembrou.

O médico veterinário também reforçou algumas medidas importantes dentro das granjas. "Um bom programa de limpeza, desinfecção e vazio sanitário, uso de vacinas, manutenção de acesso restrito à granja, com banho e troca de roupa, cuidados com a logística de transporte e a origem dos reprodutores adquiridos", concluiu Iuri.

Fonte: Assuvap

◄ Leia outras notícias
/* */ --