Publicado em: 05/10/2021 às 13:40hs
Saborear um delicioso prato feito com carne suína é ainda melhor quando os cortes estão bem preparados e na medida certa, o que reforça o sabor e a suculência da proteína. Ciente da importância desses cortes, que agradam valor e envolvem o consumidor na hora de escolher a carne de porco, a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga/Assuvap, em parceria com o Frigorífico Saudali e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos/ABCS, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura/FNDS, promoveu o Curso de Cortes Suínos, que envolveu açougues das cidades mineiras de Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova, Viçosa e Mariana, localizadas na Zona da Mata.
O curso, organizado e coordenado pelo setor de Marketing da Assuvap, foi dividido em quatro dias e trabalhou com mais de 80 tipos de cortes, sendo ministrado pelo consultor da ABCS, Marcos Bisinella, especialista em cortes de carnes e embutidos. “Esse curso faz parte das ações da ABCS e são muito bem planejadas, faz bastante tempo que estamos na estrada juntos com a parte de gastronomia e nutrição, dando apoio aos criadores na ponta final aonde realmente a proteína animal é passada para o consumidor. Os cursos de cortes valorizam muito o suíno”, destaca Bisinella que completa reforçando como é importante a capacitação e novos aprendizados, principalmente para quem lida diretamente com o consumidor. “O pessoal do comércio, atacado e varejo enxerga a possibilidade que tem para melhorar a renda e diminuir a perda com esses cortes. É muito importante esse trabalho, ele faz parte do conjunto que melhorou o consumo da carne suína nos últimos anos, então me sinto orgulhoso em fazer parte desse grupo, é muita gente trabalhando para o mesmo fim. O curso de cortes é muito importante para a cadeia suinícola”.
Lizandra Siqueira/Marketing da Assuvap relembra que o Curso de Cortes fecha com chave de ouro uma campanha que teve início no mês de maio, deste ano. “No mês de maio realizamos uma campanha da ABCS, Carne de Porco - Bom de preço, bom de prato, com os açougues da Zona da Mata. Todos os participantes mencionaram o fato de não terem um curso de cortes, que os cortes trabalhados eram os mais tradicionais, aprendidos no dia a dia”. O curso surpreendeu as expectativas do setor de Marketing da Assuvap. “Com certeza, agregou mais valor aos açougues e estabelecimentos que vendem carne suína fresca, trazendo a todos eles a experiência, aprendendo a trabalhar com cortes nobres, melhorando os cortes suínos e mostrando novas possibilidades”, finalizou Lizandra Siqueira.
Fonte: Comunicação Assuvap
◄ Leia outras notícias