Publicado em: 22/06/2015 às 14:30hs
Trabalhadores rurais do município de Cabeceira Grande foram os primeiros do estado a usarem um simulador no curso de Agricultura de Precisão. A novidade tem o intuito de melhorar ainda mais o treinamento e oferecer uma experiência prévia aos alunos antes de entrarem nas máquinas.
Depois de ser capacitado por meio do Programa de Agricultura de Precisão do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o instrutor Wanderley Freire de Barros apresentou o equipamento aos funcionários da Fazenda Santa Matilde. “O uso do recurso foi recém-implantado e já deu para perceber que a ferramenta veio para facilitar muito o aprendizado”, avalia.
O instrutor contou, ainda, que o curso não ensina apenas a manusear as máquinas agrícolas, mas aborda o gerenciamento de tudo que acontece na fazenda com precisão. “Gosto de falar que a agricultura de precisão é a variabilidade espacial e temporal dentro de uma propriedade”, comparou Wanderley.
O mobilizador da Cooperativa Agropecuária de Unaí - Capul, Geraldo Isidoro, foi quem sugeriu o treinamento no local, onde são produzidos milho, soja e feijão. Mais de 100 funcionários trabalham nos diversos setores e sempre buscam por qualificação. “O SENAR Minas é um grande parceiro nosso. Os funcionários já participaram de diversos cursos e o de Agricultura de Precisão agregou tanto, que já montamos a segunda turma”, conta o gerente Jesus Lopes da Silva.
Para o gerente do SENAR em Patos de Minas, Sérgio Coelho, o uso do simulador será mais um aliado no curso de Agricultura de Precisão, tão necessário para a região. Ele destaca ainda que a Capul é a entidade parceira do SENAR Minas que mais mobilizou pessoas para esse treinamento em todo estado, completando 12 turmas até o momento.
Fonte: Senar - Assessoria de Comunicação do SENAR MINAS
◄ Leia outras notícias