Publicado em: 22/08/2025 às 15:00hs
A Corteva Agriscience, em parceria com instituições como UNESP (Universidade Estadual Paulista), AgroEfetiva e Up.Herb (RS), capacitou mais de 4,5 mil produtores, aplicadores e profissionais do setor agrícola no primeiro semestre de 2025. As iniciativas, realizadas por meio da área de Boas Práticas Agrícolas, focaram no uso correto de defensivos agrícolas, manejo integrado de pragas, plantas daninhas e doenças, além de orientações sobre segurança do trabalhador, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Os programas da Corteva são ajustados conforme a cultura, a região e o tipo de equipamento utilizado, seja terrestre, avião tripulado ou drone. Os treinamentos oferecem recomendações técnicas para a correta identificação de plantas daninhas, pragas e patógenos, garantindo manejo eficiente, preservação da lavoura, proteção das propriedades vizinhas e segurança de todos no campo.
"Difundir conhecimento técnico é essencial para que os agricultores façam uso racional dos insumos, otimizem a produtividade e promovam uma agricultura sustentável, preservando recursos e aprimorando o manejo de doenças, plantas daninhas e pragas", afirma Vlader Henrique Cordioli, especialista em Boas Práticas Agrícolas da Corteva.
Entre as iniciativas, o Programa de Aplicação Responsável (PAR) é destaque. Voltado para a aplicação correta de defensivos, uso de EPIs, limpeza de maquinário e otimização de recursos, o PAR promove responsabilidade, eficácia e sustentabilidade no agronegócio.
Até junho de 2025, o programa realizou mais de 70 treinamentos, capacitando mais de 3.900 pessoas em culturas como cana, hortifruti, grãos, arroz, pastagem e floresta. No Rio Grande do Sul, também foram oferecidos cursos específicos sobre as novas Instruções Normativas (INs) de aplicação de defensivos, já realizados em 80 municípios desde 2019.
Outra iniciativa é a parceria da Corteva com a AgroEfetiva, por meio da expedição itinerante “Da Agricultura para a Vida”. O projeto utiliza um caminhão adaptado como sala de aula para treinamentos técnicos sobre manejo integrado de plantas daninhas, doenças e pragas, além de tecnologia de aplicação de defensivos.
Em 2025, a expedição realizou 48 treinamentos, capacitando mais de 800 participantes. Há ainda módulos específicos sobre aplicação aérea, tanto por drones quanto por aeronaves tripuladas.
A Corteva disponibiliza materiais sobre Boas Práticas Agrícolas em plataformas digitais, incluindo webinars, ebooks, vídeos e conteúdo em redes sociais, no site www.boaspraticasagricolas.com.br. O objetivo é ampliar o acesso ao conhecimento e apoiar a adoção de práticas agrícolas seguras e sustentáveis em todo o país.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias