Capacitação

Coodetec oferece sementes tratadas ao produtor e capacita equipe comercial

Percevejos, TSI e vendas foram assuntos abordados em treinamento oferecido pela Cooperativa Central, em parceria com a Bayer CropScience, em Campo Mourão


Publicado em: 08/11/2013 às 10:20hs

Coodetec oferece sementes tratadas ao produtor e capacita equipe comercial

A equipe de vendas da Coodetec está em constante atualização. Todos os anos, diversos cursos e treinamentos são oferecidos aos profissionais que integram o setor comercial da Cooperativa e, nessa semana, parte da equipe Sul participou de uma capacitação de vendas e tratamento de sementes industrial (TSI). Depois de passar pela nova Unidade de Beneficiamento de Sementes da Coodetec, em Palotina/PR, o grupo foi a Campo Mourão para o treinamento Percevejos-Praga na sucessão soja/milho no Brasil. O evento foi realizado na Fazenda Experimental da Coamo, em Campo Mourão/PR, e contou com o apoio da Bayer CropScience.

Durante o treinamento, a equipe Coodetec recebeu orientações sobre identificação e manejo dos principais percevejos que atacam a cultura da soja e, posteriormente, o milho safrinha. De acordo com uma das responsáveis pelo Desenvolvimento de Produto (DP) da Coodetec, Flávia Thais de Souza Vieira, situações de manejo errado ou até mesmo a falta de experiência na identificação dessas pragas podem prejudicar o desenvolvimento e produtividade da cultura de soja. A alta população desses insetos na fase reprodutiva da soja também prejudica o milho segunda safra, que é atacado na fase inicial de desenvolvimento. “Saber manejar e controlar essa praga é muito importante para garantir o bom desenvolvimento das lavouras”, argumentou Flávia.

Os profissionais da Coodetec também puderam acompanhar no campo os resultados alcançados com o tratamento de sementes Bayer CropScience. Na Fazenda Experimental da Coamo, a Coodetec possui parcelas de híbridos de milho com nove tratamentos de sementes diferentes. “No campo podemos verificar as diferenças de cada tratamento e, até o momento, as parcelas com TSI Bayer são as que apresentam melhores resultados visuais. Para nós da Coodetec, que oferecemos ao produtor sementes com TSI Bayer, é excelente poder visualizar essa vantagem. Isso nos dá mais segurança para indicar nossos híbridos de milho”, destacou a DP.

A Coodetec possui mais 11 campos no Sul do Brasil iguais a esse de Campo Mourão. São cinco em Santa Catarina, cinco no Rio Grande do Sul e um em Cascavel. De acordo com o gerente de Marketing e Licenciamento da Coodetec, Marcelo Bohnen, o tratamento de sementes industrial garante qualidade às sementes CD, principalmente em híbridos de maior potencial, como o CD 316Hx. “Esse híbrido é destaque de rendimento na safrinha, especialmente em regiões com ocorrência de geada, tendo em vista que é superprecoce. Além disso, o produtor que escolher esse material, terá uma lavoura com sanidade e grãos de excelente qualidade.”

Palestra de vendas

A equipe CD, que foi até Campo Mourão, também acompanhou palestra sobre vendas. Na oportunidade, entre outros pontos, receberam instruções sobre abordagem, soluções e indicações. Exercícios práticos garantiram a interação do grupo e melhor entendimento do conteúdo.

Fonte: Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - COODETEC

◄ Leia outras notícias
/* */ --